Cidadeverde.com

Julgamento de registros de candidatura deve se estender após as eleições

Imprimir

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)  ainda possui cerca de 100 processos referentes as eleições 2016 para julgar. Em sua maioria são recursos de candidatos que tiveram seus registros indeferidos no interior e na capital. O prazo estipulado no calendário eleitoral encerrou nessa segunda-feira (12), mas o TRE deve prosseguir com os julgamentos até limpar a pauta.

De acordo com o tribunal, através de sua assessoria de imprensa, é possível que alguns processos só sejam julgados após o pleito eleitoral. Até lá os candidatos podem fazer campanha normalmente. Só na manhã desta terça-feira foram julgados cerca de 45 processos.

O procurador regional eleitoral, Israel Gonçalves, afirma que o encurtamento da campanha eleitoral para 45 dias prejudicou o andamento dos julgamentos.

"Nós perdemos cerca de 40 dias. Se antes os primeiros registros eram feitos no início de julho, nesta eleição os registros foram feitos em agosto. Sendo assim, perdemos cerca de 40 dias fazer o exame dos recursos", declarou.

Segundo ele, é possível que candidatos sejam eleitos e tenham registros indeferidos. "Não há tempo nestes prazos atuais de analisar esses requerimentos, recursos, de modo que muitos candidatos vão concorrer em 2 de outubro sem saber se de fato são candidatos ou não. Poderemos ter prefeitos ou vereadores eleitos e depois da eleição ter o registro indeferido", declarou o procurador.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais