Cidadeverde.com

Enem vai testar amanhã mais de 4 milhões de estudantes

Imprimir
Mais de 4 milhões de estudantes de 1.414 municípios  vão fazer amanhã (31), em 8.510 locais em todos os estados e no Distrito Federal, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas pelo Ministério da Educação a cada dois anos e que está na 11ª edição.  São  63 questões objetivas e uma redação, em que o candidato tem a oportunidade de testar seus conhecimentos.
 
O exame é um dos requisitos para  concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de 500 instituições utilizam o resultado do Enem como critério para seleção de ingresso no ensino superior.  Com uma boa pontuação, a prova  pode ajudar na obtenção de bolsas, no acesso a programas de assistência social e facilitar a obtenção de vagas em cursos de graduação.

As provas serão realizadas das 13 às 18 horas e os portões serão fechados às 12h55, segundo o coordenador nacional do Exame Nacional do Ensino Médio, professor Dorivan Ferreira.  Os candidatos devem levar apenas lápis, caneta, borracha e um documento de identidade, com fotografia. Não devem estar com aparelhos eletrônicos, como celulares e relógios que acessam Internet, pois terão que ser recolhidos, assim como as bolsas das candidatas e outros objetos que levarem.   

De acordo com o coordenador do Enem,  o desempenho dos candidatos tem melhorado nos últimos anos e o teste serve também  para aferir o aprendizado realizado nos 12 anos de escola do estudante, no ensino fundamental e no ensino médio.  
 
Dorivan Ferreira deu entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, explicando que os estudantes que não tiveram uma boa nota em provas anteriores do Enem podem  se candidatar ao teste novamente. As questões são semelhantes às  dos vestibulares.
 
Uma  resposta errada não anula uma certa, como ocorre em alguns concursos públicos. Trata-se de "prova multidisciplinar contextualizada com as coisas que aconteceram no mundo nos últimos tempos", diz o professor.

Quem perdeu o comprovante de inscrição pode retirá-lo pela Internet (www.enem.gov.br) para saber o local da prova, pois tem que apresentá-lo antes de ingressar na sala. Deve ser entregue também na sala de prova o Questionário Socioeconômico que foi enviado às suas casas juntamente com o Manual de Inscrição.

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: