Cidadeverde.com

Abertas inscrições para a I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa

Imprimir

O lançamento da I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa aconteceu, nesta quinta-feira (22), na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A Olimpíada é uma iniciativa da Uespi, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). As inscrições, que vão de 22/09 a 11/11, são gratuitas e deverão ser feitas pelo representante da escola exclusivamente pela internet. O regulamento completo está disponível neste link. 

O projeto surgiu da necessidade de promover a reflexão sobre a produção textual aproximando-a da pluralidade dos saberes, ajustando o conhecimento do aluno com a relação pessoal e de inserção social para agir no exercício da cidadania, buscando promover também a literatura do nosso Estado.

Participaram da solenidade, o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, o secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, representantes da Ufpi, Socorro Andrade e da Seduc, Vilma Lages, dentre outros.

Para Vilma Lages, "há a necessidade dos nossos alunos falarem sobre sua própria cultura e buscaremos isso através de uma reaproximação desses jovens com a literatura piauiense, que servirá de apoio ao tema da Olimpíada, Retratos do nosso povo", explica.

Nesta primeira edição, a Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa -Tecendo saberes do nosso povo, proporciona interação de estudantes com a cultura do povo piauiense, por meio do concurso de produção textual, e para a participação, o estudante deverá produzir um texto com o tema "Retratos do nosso povo" que atenda aos seguintes gêneros textuais: notícia, crônica ou artigo de opinião, envolvendo os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio nas modalidades regular, EJA e profissionalizante.

Podem participar os alunos que estejam matriculados, em 2016, em instituições de ensino mantidas pela rede pública federal, estadual e municipal de Teresina, matriculados nos seguintes anos escolares:

* 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA;
* EJA nas modalidades do Ensino Médio e Fundamental;
* 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Categorias

A olimpíada terá três categorias: Notícia (6º e 7º anos do Ensino Fundamental, profissionalizante e EJA), Crônica (7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2ª e 3ª séries do Ensino Médio). Todos os textos serão analisados pela comissão julgadora entre os dias 14 a 18 de novembro. O resultado final deve ser anunciado até o final do mês de novembro.

Mais informações:

3216-3206/3216-3243/3213-7098 ou pelo Portal da Olimpíada.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais