Cidadeverde.com

Juiz da Infância diz que situação do CEM é "calamitosa" e critica governo

Imprimir

 

O juiz da Vara da Infância e da Adolescência, Antônio Lopes, disse que a situação do Centro Educacional Masculino (CEM) é “calamitosa” e criticou a falta de agilidade da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) em não reformar o local. Na madrugada desta sexta(23), seis internos fugiram do local, após serrar grades e pular o muro.  

“O CEM tem carência de educadores, de estrutura física que é péssima, até a água para os adolescentes vem na caçamba! A situação está calamitosa e o governo sabe disse há muitos anos e pouco foi feito. O dinheiro R$ 2.200 milhões já foi repassado pelo governador, só falta o secretário fazer a obra. É uma situação de urgência, tem que efetivar essa reforma”, destaca o juiz. 

Lopes disse que vai chamar o promotor da Vara, Maurício Verdejo, para que façam uma revisão nas medidas dos 153 internos, no entanto não garante que haverá liberação. 

“O que podemos fazer é revisar todos os casos e se tiver algum para liberar a gente libera, mas senão tiver não temos como ajudar o governo que não tem como manter. Nós temos é que cumprir a lei”, ressaltou.

Os seis adolescentes que fugiram cumpriam medidas socioeducativas com infrações correspondentes a homicídios e latrocínios. Um deles já tinha passagem por pelo menos cinco homicídios somente este ano. 

Segundo o diretor de medidas socioeducativas da Sasc, capitão Anselmo Portela, o número de internos na saída era para ter sido maior. “Mais dez estavam na fila para fugir, mas foram impedidos pelos policiais militares”, revelou. 

Ele disse ainda que a Sasc está providenciando a reforma do CEM, que está em fase de licitação. 

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais