Cidadeverde.com

Grampos: Lula reage com indignação e preocupação

Imprimir
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com "indignação" e "preocupação" ao ser informado das suspeitas de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria feito grampos clandestinos nos gabinetes dos ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), dos ministros José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, além de parlamentares governistas e de oposição, segundo informou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.
 

"Na reunião, os ministros de Estado expressaram a sua indignação e preocupação diante da possibilidade de que o ministro Gilmar Mendes tenha sido objeto de uma gravação clandestina. Essa preocupação e indignação foram compartilhadas inteiramente pelo presidente Lula na reunião", afirmou Baumbach.

A partir das 15h30, Lula e seus principais ministros voltam a discutir a suspeita contra a Abin na reunião semanal de Coordenação Política. A partir desse encontro, estima Baumbach, o governo tornará públicas as providências que pretende tomar diante do episódio. Por hora foi aberta uma sindicância interna na própria agência de inteligência para apurar os responsáveis pelos grampos, mas novas reuniões devem acontecer ainda hoje para avaliar o caso. O STF reúne às 16h seu Conselho de Ministros para tomar oficialmente uma posição sobre o caso.

No fim de semana, o ministro da Justiça, Tarso Genro, informou que a Polícia Federal está à disposição para ajudar nas investigações sobre as escutas, enquanto o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, chegou a defender a responsabilização penal dos envolvidos no caso.

O grampo
De acordo com reportagem da revista Veja, a Abin teria gravado conversa telefônica do ministro Gilmar Mendes com o senador Demóstenes Torres. A reportagem traz a transcrição do diálogo e diz que teve acesso aos documentos por meio de um servidor da agência, que pediu anonimato.

O diálogo telefônico de pouco mais de dois minutos entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) teria ocorrido no fim da tarde do último dia 15 de julho. A revista diz que, mesmo sem ter relevância temática, o diálogo prova a ilegalidade da espionagem.

No telefonema, Demóstenes pede ajuda a Gilmar contra a decisão de um juiz de Roraima que teria impedido o depoimento de uma importante testemunha na CPI da Pedofilia, da qual é relator. Mendes agradece a Demóstenes por ter criticado, na tribuna do Senado, o pedido de impeachment do presidente do STF feito por um grupo de promotores descontentes com o habeas-corpus concedido ao banqueiro Daniel Dantas. Na época, a Polícia Federal acabara de concluir a Operação Satiagraha, que prendeu o banqueiro duas vezes. A assessoria de Mendes confirma a conversa com o senador.
 
Fonte: Folha Online
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: