Cidadeverde.com

Cavalo de Pessoa dá positivo em exame antidoping dos Jogos

Imprimir
A Federação Eqüestre Internacional (FEI) confirmou nesta segunda-feira que o cavalo Rufus, do brasileiro Rodrigo Pessoa, também foi pego no exame antidoping nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Anteriormente, apenas quatro animais tinham sido acusados de usar uma substância proibida e acabaram fora das finais. Entre eles, estava o cavalo Chupa Chup, do também brasileiro Bernardo Alves. O flagrante impediu que os quatro conjuntos disputassem a decisão individual.

Campeão olímpico em Atenas-2004, justamente por herdar a medalha de ouro do irlandês Cian O´Connor, cujo cavalo teve doping constatado, Pessoa ficou em quinto na prova deste ano na China. Ele foi o melhor brasileiro na competição disputada em Hong Kong.

A FEI informa que a análise B para comprovar o teste será realizada amanhã, 2 de setembro. Segundo a Federação, a substância encontrada é uma variante da capsaicina, qualificada como um agente que provoca hipersensibilidade. A mesma substância havia determinado o doping de Chupa Chup.

As outras montarias de saltos flagradas no exame antidoping durante as Olimpíadas foram a do alemão Christian Ahlmann, a do irlandês Denis Lynch e a do norueguês Tony Andre Hansen. Para este último, inclusive, o caso pode determinar a perda da medalha de bronze conquistada na prova por equipes.

O flagrante de doping de Rufus encerrou uma série de problemas da equipe brasileira de hipismo em Pequim. Ao todo, seis dos 13 conjuntos que foram à China nas três provas (saltos, adestramento e CCE) não disputaram a competição ou acabaram eliminados.

O caos se verificou com maior intensidade no time de saltos. Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, não pôde competir por conta de uma lesão da égua AD Picolien, elevando a reserva Camilla Mazza à condição de titular.

Na final por equipes, Pedro Veniss caiu do cavalo Un Blanc de Blancs e comprometeu o desempenho do Brasil, que ficou apenas na 10ª colocação. Já na decisão individual, Bernardo Alves foi eliminado por doping, e Mazza ocupou sua vaga. Estreante em Olimpíadas, a amazona encerrou sua participação em 10º lugar.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: