Cidadeverde.com

Mais de mil clientes trocam de operadora no 1º dia

Imprimir

No primeiro dia da portabilidade numérica (), 1.028 clientes pediram para mudar de empresa de telefonia e manter o número, segundo balanço divulgado hoje pela ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade no Brasil. Até as 18h30, os pedidos foram feitos "dentro da normalidade, com ajustes naturais para um processo dessa magnitude".

Na primeira etapa, 17 milhões de clientes poderão fazer a migração mantendo o número do telefone celular ou fixo.

Goiás (DDD 62) foi o estado com o maior número de pedidos - 357. Em seguida vem Mato Grosso do Sul (DDD 67), com 171 solicitações, e o Paraná (DDD 43), com 161 pedidos. Em São Paulo, foram registrados 171 pedidos nos DDDs 17 e 14. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 80% dos pedidos foram de clientes da telefonia móvel.

Enquete: Você pretende mudar operadora e manter nº do telefone?
Confira o cronograma de implementação da portabilidade

Na primeira etapa, a portabilidade pode ser pedida por clientes de Avaré, Bauru, Lins e Marília (DDD 14) e Barretos, Catanduva, Santa Rita D'Oeste, São José do Rio Preto (DDD 17), em São Paulo, além dos DDDs 27, no Espírito Santo, 37, em Minas Gerais, 43, no Paraná, 62, em Goiás, 67, no Mato Grosso do Sul e 86, no Piauí. Para o restante do país, o serviço será implementado até fevereiro de 2009. A portabilidade custa R$ 4, mas algumas empresas anunciaram que não cobrarão pelo serviço.

Como mudar

Para ter acesso à portabilidade, o consumidor não precisará falar com a sua operadora atual. Ele deverá procurar a nova operadora, para a qual quer migrar, e apresentar o pedido, além de documentos pessoais. A regra vale mesmo para os consumidores que possuem contrato de fidelidade com a sua atual operadora.

Então, a nova empresa entrará em contato com a empresa antiga e o consumidor receberá, na sua casa, uma conta com as ligações que ainda não foram pagas e, caso esteja previsto em contrato, a multa pelo rompimento da fidelidade.

O processo será feito em cinco dias, mas o telefone continuará funcionando nesse período. A Anatel permite um período de transição de no máximo duas horas, em que o telefone poderá ficar mudo. Qualquer problema acima desse prazo, o consumidor deverá comunicar à nova operadora.

Para a telefonia celular, o consumidor poderá pedir a portabilidade dentro do mesmo DDD --o serviço ainda não será possível fora desta área. O consumidor pode ainda mudar de pré-pago para pós-pago ou vice-versa e manter o número.

Já na telefonia fixa, o consumidor só poderá manter o número se for dentro da mesma cidade ou da mesma localidade --região em que é possível fazer ligação local. No caso do telefone fixo, é possível ainda mudar de endereço, dentro de uma mesma operadora, e manter o número.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: