Cidadeverde.com

Polícia dá dicas de segurança para driblar golpistas da internet

Imprimir
Cada vez mais freqüentes, as fraudes via internet deram origem a mais de 300 queixas somente no Rio, de janeiro a agosto. Segundo a Federação Brasileira de Bancos, esses golpes desviam a cada ano cerca de R$ 300 milhões.
 

Para evitar ser vítima dos golpistas, é importante seguir as dicas da Polícia do Rio, que dão mais segurança ao computador e também à navegação na web.

- Mantenha sempre o antivírus atualizado.
- Verifique se o endereço da página é compatível com o site exibido.
- Mude regularmente as senhas.
- Depois de visitar sites, saia da página e certifique-se que a senha não está em uso.
- Em operações financeiras, evite computadores de LAN house.
- Em sites de relacionamento, não adicione pessoas desconhecidas.

Para a polícia, não faz diferença se a pessoa invade o computador por brincadeira de mau gosto ou para roubar informações. Embora ainda não haja uma legislação específica para esse tipo de crime, com equipamentos modernos as autoridades têm cada vez mais chances de identificar os culpados.

Segundo a polícia, os crimes de internet são mais comuns do que se imagina. Os golpistas são tão ousados que criam até páginas para ensinar como roubar senhas de internet e criar páginas falsas. Em um desses endereços, há um verdadeiro cardápio que oferece diversos caminhos aos aprendizes de hackers. Até quem entende do assunto, está sujeito a cair nessas armadilhas.
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: