Cidadeverde.com

Ranking põe Messi como 4º melhor e Ronaldo só como 23º

Imprimir

Um ranking histórico do Campeonato Espanhol elaborado pelo Cihefe (Centro de Investigações de História e Estatística do Futebol Espanhol) está dando o que falar na Europa.

Tudo porque a lista, que avalia uma série de quesitos entre os 9.117 futebolistas que disputaram o torneio entre as temporadas 1928/29 e 2015/16 colocou o argentino Lionel Messi apenas na 4ª posição. Pior para Cristiano Ronaldo, que ficou em 23º.

Segundo os responsáveis pelo estudo, o futebol pode estabelecer critérios de avaliação similares aos do basquete, esporte que leva em conta fatores como pontos, rebotes, assistências, tocos, roubos de bola e faltas para quantificar o rendimento dos atletas.

O ranking também usou critérios similares aos da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da UCI (União Ciclística Internacional) para qualificar os futebolistas.

Assim, a lista deu 24 pontos a cada jogador em função dos minutos jogados por temporada, um ponto por gol marcado e 0,6 ponto por cada gol de pênalti. Também foram retirados 0,4 ponto por cada gol contra e 1,5 ponto por cada cartão vermelho.

Feitas as contas, o Cihefe chegou à conclusão que o melhor atleta da história dos últimas 85 temporadas do Campeonato Espanhol foi o atacante Raúl (528 pontos), que defendeu o Real Madrid entre 1994 e 2010, seguido por César Rodríguez (524), que militou entre 1942 e 1955 com a camisa do Barcelona, além de ter jogador por Sabadell, Granada, Cultural Leonesa e Elche.

Fechando o pódio, aparece o lendário matador Telmo Zarra (493), que dá nome ao troféu dado pelo jornal Marca ao maior goleador da temporada na Espanha. Ele jogou pelo Athletic Bilbao entre 1940 e 1957, com enorme sucesso.

Messi, por sua vez, aparece somente no 4º lugar. O argentino, que veste a camisa do Barça desde 2004, é o único do top 5 que ainda está na ativa, já que ele ainda ficou por pouco à frente de Enrique "Quini" Castro (488), ex-Barcelona, aposentado em 1987.

Completam o top 10 outros grandes nomes da história da liga, como Juan Arza, Alfredo di Stéfano, Francisco Gento, Carlos Alonso "Santillana" e Guillermo Gorostiza.

Entre atletas mais atuais, o ranking tem Cristiano Ronaldo em 23º, David Villa em 32º, Xavi Hernández em 49º, Iker Casillas em 62º e Aritz Aduriz em 109º. Em termos gerais, os jogadores com mais anos no Espanhol somaram mais pontos.

Por esse motivo, os atletas que ocuparam as primeiras posições são, em geral, os que estiveram ativos no século XX, quando havia maior continuidade de boa parte dos boleiros em um mesmo clube e menos influência dos estrangeiros no campeonato.


Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais