Cidadeverde.com

Saúde realiza testes para identificar sífilis, HIV/Aids e hepatite

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde promove nos dias 13, 14 e 15 de outubro o “Fique Sabendo”, uma ação voltada para a realização gratuita de testes para identificar sífilis, HIV/Aids, hepatites B e C. A atividade será realizada em alusão ao dia 15 de outubro, Dia Nacional de combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, esta transmitida da mãe para o filho durante a gestação.

Para a coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim, a ação tem como principal objetivo incentivar o diagnóstico precoce e tratamento oportuno da doença. "Como também fomentar e incentivar a elaboração, por parte dos municípios de programações no combate à doença”, disse. Nesses três dias de ação deverão ser realizados cerca de 1.000 exames. 

A coordenadora apresentou os dados da doença no Estado. De 2007 a 2015, o Piauí registrou 747 casos de sífilis congênita e 966 casos de sífilis em gestantes.

Só em 2015, foram notificados 131 casos de sífilis adquirida, sendo que 67 deles em pessoas do sexo masculino e 64 no sexo feminino. A faixa etária com maior número de casos está em pessoas de 20 a 34 anos de idade, com um total de 58 notificações; seguido por pessoas de 35 a 49 anos de idade, com 32 casos notificados.

Programação:

Quinta-feira(13/10)
Local: Shopping da Cidade – Avenida Maranhão
Hora: 8h

Sexta-feira(14/10)
Local: Ceapi - Avenida Henry Wall de Carvalho
Hora: 8h

Sábado(15/10)
Local: Parque Potycabana – Avenida Raul Lopes
Hora: 18h                        

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais