Cidadeverde.com

AMB divulga lista ampliada de candidatos com ficha suja

Imprimir
A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) divulgou hoje uma nova lista de candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a processos penais públicos e de improbidade administrativa. É a chamada lista suja de candidatos, que pode ser conferida no site da AMB. 
 
No Piauí, não foram encontrados até o momento candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondam a processos que se enquadrem nos parâmetros utilizados na pesquisa.

De acordo com a AMB, a nova lista traz os nomes de 37 candidatos de 47 cidades com mais de 200 mil eleitores. Dos 401 candidatos pesquisados, 14,88% (37 candidatos) respondem a processos na Justiça.

A primeira lista trazia 13 nomes de candidatos das 26 capitais do país. A AMB vai divulgar na próxima etapa a lista suja de candidatos nas cidades com mais de 100 mil eleitores.

A AMB informou que seis dos 53 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores não entraram na lista de candidatos com ficha suja. São eles: Maringá (PR), Ponta Grossa (PR), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), Contagem (MG) e Juiz de Fora (MG).

De acordo com a AMB, o site do Tribunal de Justiça do Paraná não permite a consulta processual por nome da parte, o que impede o levantamento da AMB.

Em agosto, o STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou a ação da AMB que tentava proibir candidatos com "ficha suja" de concorrer nas eleições. Na ação, a AMB pedia que condenados pela Justiça em qualquer instância --mesmo que os processos não tenham sido julgados em definitivo-- pudessem se tornar inelegíveis.

No entendimento dos ministros, a decisão deve ter efeito vinculante. Na prática significa que os juízes eleitorais terão de seguir a definição estabelecida nesta quarta-feira pelo STF.

Na ocasião, a candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy --incluída na lista suja da AMB-- chamou de equpivoco esse tipo de levantamento. Em São Paulo, os candidatos Paulo Maluf (PP) e Gilberto Kassab (DEM) também aparecem na lista suja.
 
Fonte: Folha Online
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: