Cidadeverde.com

Após reunião com Lula, reitor anuncia 200 vagas para professor

Imprimir
 
Após encontro com o presidente Lula, que oficializou a ampliação do número de cursos, vagas e professores nas universidades federais, o reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI -, Luís Júnior, anunciou concurso público para 200 novos professores na instituição, com vagas na capital e interior do Estado. Em contato por telefone com o Cidadeverde.com, direto de Brasília, o reitor afirmou na noite desta quarta-feira (3) que sua intenção é lançar edital ainda neste mês.

As vagas vão preencher as necessidades dos novos 11 novos cursos criados por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Além de professores, serão contratados técnicos administrativos para sete cursos em Teresina - Bacharelados em Arqueologia, Estatística, Ciências da Natureza, Moda, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica - e quatro em Floriano - Bacharelados em Administração e Enfermagem, Licenciaturas em Ciências Biológicas e Pedagogia.

Cada curso terá 50 vagas, já incluídas no Programa Seriado de Ingresso na Universidade 2009. Em todo o país, serão 44 mil novas vagas criadas nas instituições federais. Nesta quarta, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou a liberação dos recursos necessários para a implementação dessas novas vagas. Dinheiro, segundo Lula, que também será oriundo do petróleo do pré-sal. "Conseguimos isso graças ao investimento em tecnologia e conhecimento. O dinheiro que ganharemos com o pré-sal será utilizado para pagar a dívida que temos com a educação desde o século 20", declarou.

Fotos: Antônio Cruz/ABr




Luís Júnior afirmou que já autorizou sua equipe a preparar o edital. "Ainda estou sentando com a minha equipe, mas quero contratar para todo mundo ficar em sala de aula logo", declarou. Ele disse ainda que todos os reitores ficaram felizes com o compromisso do presidente Lula em continuar investindo e apoiando os projetos das universidades federais. Como meta, ele já traça a criação de novos cursos de pós-graduação.

A UFPI hoje conta com 20 mil alunos, mais 1.700 professores e 1.200 técnicos administrativos. O númeto total de novas vagas em Teresina e Floriano ainda não foram confirmados pela instituição.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: