Cidadeverde.com

Piauí é o 3º no país com menos assistidos por planos de saúde

Imprimir
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - divulgou nesta quarta-feira (3) números sobre a atividade de saúde na economia do país. Nos poucos dados específicos dos Estados, o Piauí aparece como o terceiro entre os com menor percentual de beneficiários de planos de saúde, superando apenas Maranhão e Roraima. Os números são referentes ao ano de 2005.

A média nacional de cobertura é de 18,5% da população. O Piauí tem 4%, contra 3,8% do Maranhão e 2,3% de Roraima.



O IBGE não levanta possibilidades sobre os números porque os dados coletados na pesquisa não são suficientes para justificar os resultados. No entanto, o supervisor de informações do instituto no Piauí, Pedro Soares, apresenta como hipóteses o valor dos planos em confronto com a renda dos piauienses, ou a mais provável intervenção do poder público, em especial pelo Iapep, que atende todos os servidores do Estado mesmo sem ser considerado plano de saúde.

"Cabe às operadoras dos planos de saúde avaliar melhor se o Piauí é uma boa praça de mercado, se o serviço médico que nós reclamamos tanto é melhor do que nos outros estados", declarou Soares. As famílias brasileiras gastam, em média, 8,4% de sua renda com planos de saúde.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: