Cidadeverde.com

Machismo, spray de pimenta e refugiados são temas no 1º dia do Enem

Imprimir

As provas de sábado (5) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pediu, entre outros temas, Hamlet, crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e, em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta.

Ciências humanas

O trecho da peça "Hamlet", de William Shakespeare, citado no Enem foi o mais famoso: o poema "ser ou não ser". O texto foi usado para abordar conceitos sobre o existencialismo, e o estudante, para resolver a questão, precisou compreender os elementos tensionantes relacionados à corrente de pensamento.

A crise dos refugiados, que mobilizou o mundo em 2015, caiu no Enem 2016. A questão foi específica sobre o modo como a Hungria lidou com o grande fluxo de pessoas solicitantes de asilo que passaram pelo país, a caminho, principalmente, da Alemanha.

A questão incluiu dois textos: um deles mostrou os números da crise, como o fato de que, apenas no primeiro semestre de 2015, mais de 50 mil refugiados entraram em território húngaro. Já o segundo texto trouxe a posição da Organização das Nações Unidas (ONU) criticando a forma como a Hungria lidou com a questão, como a medida do presidente húngaro, pedindo que refugiados não roubassem o emprego da população local.

A prova também trouxe uma pergunta sobre machismo. A missão do candidato era relacionar uma propaganda de 1968 em que uma mulher segurava um produto de limpeza e havia a seguinte frase ‘a mulher levará a limpeza para a lua’. Na mesma questão havia uma notícia afirmando que 50% da equipe da Nasa era formada por mulheres, citando comentários machistas publicados por internautas. O candidato tinha de relacionar os dois casos.

Anúncio de 1968 com teor machista inspirou questão de ciências humanas no Enem 2016 (Foto: Reprodução)

 

Outra questão de ciências humanas foi sobre a dinâmica das mulheres da África Ocidental a partir do século 9. Em história do Brasil, os candidatos também tiveram de responder qual o objetivo da Operação Condor, que é uma aliança político -militar criada entre os vários regimes militares da América do Sul.

A repressão às mulheres também foi tema de outra questão, mais especificamente relacionada à Revolução Islâmica de 1979 no Irã. Para abordar o tema, o Enem usou um trecho do romance em quadrinhos Persepolis, da escritora iraniana Marjane Satrapi.

Alguns dos filósofos, sociólogos e pensadores que foram citados no primeiro dia de provas foram René Descartes, Theodor Adorno e Max Horkheimer, em uma questão sobre indústria cultural, e Friedrich Nietzsche, com trechos de seu livro "Assim falou Zaratustra".

A música sertaneja também inspirou o Enem 2016. Uma das questões de ciências humanas citou trechos de uma reportagem na qual o cantor e compositor Renato Teixeira explica a mudança temática nas canções de artistas sertanejos. A reflexão oferecida por Teixeira é a de que a evolução dos temas cantados reflete a evolução da vida no campo, em uma sociedade cada vez mais globalizada.

Em história, caiu uma pergunta com um trecho do livro “Álbum dos Presidentes”, do Jornal do Brasil, sobre Tancredo Neves, pedindo que o aluno respondesse a que período ‘instável’ do país ele se tratava.

 

Ciências da natureza

Em ciências da natureza, em uma das questões de química os candidatos tiveram de responder por que é inútil lavar uma parte do corpo afetada atingida por gás de pimenta. A questão listou os efeitos colaterais do contato de spray de pimenta nos olhos, como inflamação, dor, ardor e cegueira temporária, e listou os componentes do gás. Na resposta, os candidatos precisavam compreender a reação desses componentes com a água (H2O) para chegar à resposta correta.

Também apareceram perguntas sobre reação química, estrutura química, circuito elétrico, reação química e biomas.

O filósofo Platão, da Grécia Antiga, também caiu no Enem. Porém, ele foi citado na prova de ciências da natureza, em uma questão inspirada em escritos seus sobre cosmologia, onde os quatro elementos: terra, ar, água e fogo.

Uma das questões de física usou a Usina de Itaipu como fonte de inspiração para pedir que os candidatos demonstrassem seu conhecimento sobre o cálculo de potência.

As Leis de Ohm também foram cobradas na prova deste sábado.

Em biologia, o Enem cobrou questões que relaciona a ação da vacina com os efeitos probióticos, além de assuntos como os efeitos do aquecimento global e fixação de carbono. Ainda trouxe uma pergunta que relaciona respiração e nanotecnologia, além de outra que cobrou conhecimentos sobre as características do mangue.

Os alunos tiveram de responder uma pergunta sobre o impacto da presença de um predador e o tamanho da população.

Ainda em ciências da natureza, apareceu na prova uma questão que reúne biologia e física com enunciado que falava sobre a localização da presa do morcego por meio do som. Outra questão abordou o tratamento do câncer por meio de uma substância absorvida pela célula que faz com que ela vibre, esquente e morra.

Outra questão de biologia abordou as diferenças entre os tipos de diabetes.

Primeiro dia do Enem

No primeiro dia do Enem, os candidatos precisam responder a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. Os portões fecharam às 13h no horário de Brasília, e as provas começaram às 13h30. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais