Cidadeverde.com

Obama chama Trump para conversa após vitória republicana nos EUA

Imprimir

O presidente eleito Donald Trump recebeu uma ligação do atual chefe da Casa Branca, Barack Obama, após ter saído vitorioso nas eleições de terça-feira, segundo sua assessora de campanha. Obama fez uma intensa campanha pela candidata democrata, Hillary Clinton, ao longo dos últimos meses, sem poupar críticas ao republicano.

Segundo Kellyanne Conway, a assessora de Trump, os dois tiveram uma ótima conversa e se encontrarão em breve na capital Washington.

A Casa Branca ainda não se pronunciou sobre a vitória de Trump. O governo apenas disse que haveria um espaço na agenda do atual presidente para uma reunião com o seu futuro sucessor, na tentativa de garantir avanços positivos na transição do poder.

Nesta terça-feira, Trump fez História e, contra todas as previsões, alcançou delegados suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o novo presidente dos EUA, derrotando a ex-secretária de Estado. Ao ser projetado vencedor pela AP em Pensilvânia e Wisconsin, bateu a marca requerida de 270 representantes no sistema distrital para ser eleito.

O discurso de vitória do republicano foi de união, prometendo trabalhar mesmo com quem não o apoiou. Pediu união até com democratas que nunca o apoiaram.

— A secretária Hillary me ligou e ela nos parabenizou, e eu a parabenizei pela nossa duríssima luta. Hillary lutou duramente por muito tempo. Temos uma grande dívida com ela por seu serviço — disse ele nu mevento de vitória, em Nova York. — Agora é hora de nos unirmos como um povo só. É a hora. Prometo que serei o presidente para todos os EUA. Vamos renovar o sonho americano. Nosso país tem um tremendo potencial. Nossos homens e mulheres não serão mais esquecidos.

Ele prometeu que a infraestrutura e o respeito à população serão priorizados, antes de assumir seu típico jeito brincalhão usado em comícios.

— Vamos sonhar com coisas boas e bem-sucedidas para o nosso país — disse, antes de brincar: — Essa coisa de briga política é dura, não? — fez piada.

Ele depois elogiou e agradeceu vários apoiadores e aliados que o acompanharam durante a campanha, entre generais, políticos republicanos e o Serviço Secreto.

— Para este momento ser histórico, temos que fazê-lo dar certo. Esperamos fazer um trabalho que faça vocês tão orgulhosos. Eu amo este país. Obrigado! — disse, antes de sair ao som de "You can't always get what you want", dos Rolling Stones, música frequentemente tocada em seus comícios.


Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais