Cidadeverde.com

Obama promete transição de poder pacífica para republicano Trump

Imprimir

Presidente dos EUA, Barack Obama, faz primeiro pronunciamento oficial após eleição de Trump - Pablo Martinez Monsivais / AP

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez nesta quarta-feira seu primeiro pronunciamento oficial sobre a eleição do republicano Donald Trump para sucedê-lo na Casa Branca. Poucos minutos após a democrata Hillary Clinton, que saiu derrotada na votação, ter reconhecido a derrota em Manhattan, ele prometeu garantir uma transição de poder pacífica ao seu futuro sucessor, com quem não negou ter diferenças signiticativas. Em uma votação surpreendente, que contrariou previsões das pesquisas dos últimos dias, o republicano Donald Trump saiu vitorioso ao superar os 270 delegados necessários para conquistar a chefia da Casa Branca.

— Não é segredo que o presidente eleito e eu temos diferenças significativas. Mas eu instruí minha equipe a garantir que esta seja uma transição de poder bem sucedida e pacífica. Devemos nos esforçar para unir e guiar o país. Esta é uma das marcas da nossa democracia e, nos próximos meses, vamos mostrar isso ao mundo — disse Obama — Estamos todos torcendo pelo sucesso de Trump.

Além disso, ele elogiou Hillary Clinton e disse que falou com a sua aliada assim que o resultado da derrota foi confirmado. Ele elogiou sua longa carreira política, sobretudo como secretária de Estado em seu governo, e disse que não poderia estar mais orgulhoso da democrata.

— Tenho orgulho de Hillary. Ela não poderia ter sido uma secretária de Estado melhor do que foi.

Em seguida, Obama contou sobre a sua conversa pelo telefone desta manhã com o seu futuro sucessor. Na ligação, ele convidou o republicano para uma reunião na quinta-feira na Casa Branca. Ele disse que os dois conversaram sobre a necessidade de unir o país — depois de as urnas terem mostrado que os EUA são, hoje, uma nação expressivamente dividida.

— O país precisa de unidade, inclusão, respeito pelas instituições, Estado de direito e respeito uns pelos outros. Espero que ele mantenha este espírito nesta transição e que seja assim que a sua Presidência possa começar.

 

Fonte: O Globo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais