Cidadeverde.com

Doze adolescentes serram grade e fogem pulando o muro do CEM

Imprimir

Ampliada às 19h33

O Centro Educacional Masculino (CEM), localizado no bairro Itaperu, zona Norte, registrou a fuga de 12 adolescentes na madrugada dessa sexta-feira (11). A informação é de que os jovens serraram as grades das celas, uniram lençóis para fazer uma corda e escaparam pelos fundos do Centro. Até o início da noite, apenas um deles havia sido recapturado. 

A Polícia Militar está realizando diligências na região no intuito de apreender novamente os rapazes. A diretoria da instituição informou ao Cidadeverde.com que não vai se pronunciar sobre o caso. Não foram localizados representantes da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (Duap) e da Secretaria da Assistência Social e Cidadania para mais informações. 

A Força Tática do 1º Batalhão da Polícia Militar conseguiu recapturar um dos foragidos no início da noite. De acordo com o cabo Célio Souza, ele tentou se esconder na casa da mãe, mas estava cercado e não conseguiu fugir. 

Os adolescentes fugiram dos dois alojamentos da ala A do CEM, que enfrenta uma série de problemas estruturais. 

O último relatório da Comissão de Direitos Penitenciários da Ordem dos Advogados – secção Piauí constatou superlotação no local, pois é o único que abriga adolescentes infratores em Teresina. A estrutura, que tem capacidade para atender somente 80 adolescentes, abriga mais de 150.  

No relatório, os adolescentes chegaram a relatar que comem frango cru e tem ‘cela da piscina’ no CEM. 

Uma das reclamações dos funcionários é o número reduzido de educadores, que é insuficiente para atender a demanda, e da reduzida quantidade de policiais, que não garantem a segurança no local. 

Outra fuga

No dia 23 de setembro deste ano, seis adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas fugiram da ala E do CEM durante a madrugada. Dentre os fugitivos estava um adolescente internado condenado por cinco homicídios somente no primeiro semestre de 2016.

Maria Romero, Yala Sena e Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais