Cidadeverde.com

UFPI divulga nota sobre manifestação contra suspensão das atividades do HU

Imprimir

A Universidade Federal do Piauí divulgou nota de esclarecimento sobre as manifestações realizadas na manhã desta sexta-feira (5) contra a suspensão temporária das atividades do ambulatório do Hospital Universitário para sua conclusão e requalificação.
 
De acordo com o reitor da Ufpi, Luiz de Sousa Santos Júnior,  para executar a obra no prazo determinado de 365 dias, a empresa vencedora da licitação precisa executar o serviço atacando todas as alas do Hospital ao mesmo tempo, uma vez que, caso a mesma não seja entregue no período previsto, ela ficará sujeita a aditivos contratuais, o que poderá paralisá-la novamente. Portanto, é inviável tanto para os profissionais quanto para os pacientes continuarem no local durante a reforma.

 A nota esclarece também que, na última terça-feira (2), toda a administração superior se reuniu com os servidores que atualmente trabalham no Hospital. Na ocasião, foi garantido que nenhum serviço prestado hoje no ambulatório do HU será fechado e que nenhum servidor ficará sem posto de trabalho. Também foi aberta a palavra para os servidores apresentarem outras sugestões de como esse processo poderia ser feito da melhor forma, garantindo a qualidade e segurança dos serviços durante a reforma. Como isso não aconteceu, já está sendo providenciada a transferência de todos os setores que funcionam no HU para outros locais que possam abrigar esses serviços, dentro ou fora da Ufpi.

Segundo a assessoria, a administração superior já entrou em contato com a fundação municipal de saúde para possíveis transferências temporárias dos serviços credenciados pelo SUS, que não poderão ser prestados em outras dependências da própria universidade. Também foi acionada a diretoria estadual de vigilância sanitária para acompanhar as transferências, garantindo que todo processo respeite a legislação sanitária, o que assegura tanto a qualidade dos serviços prestados aos pacientes como a segurança do trabalho dos servidores.

A Universidade Federal do Piauí lamentou que os serviços oferecidos atualmente no ambulatório do HU, que já são realizados de forma precária devido às atuais instalações do Hospital e que não chegam a 5% da sua capacidade, precisem ser transferidos. Sabemos que esse processo é difícil não apenas para pacientes e servidores, como também para toda Universidade, que precisa se esforçar para acomodar esses serviços.
 
Da redação com informações da assessoria
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: