Cidadeverde.com

McLaren vence Ferrari, e Hamilton faz a pole no GP da Bélgica

Imprimir
Após o bom rendimento de seus carros no treino livre de sexta-feira, a Ferrari era favorita a fazer os melhores tempos na sessão oficial deste sábado que definiria o grid de largada para o GP da Bélgica (domingo, 9h no horário de Brasília). Mas foi a McLaren quem veio com força total. Mais rápido durante toda a terceira bateria, o britânico Lewis Hamilton garantiu sua quinta pole position no ano com o tempo de 1min47s338.

A escuderia inglesa ainda esteve muito próxima de conseguir uma dobradinha na primeira fila do grid, mas Heikki Kovalainen, que voou ao longo do treino, ficou com o terceiro tempo mais rápido (1min47s815), sendo ultrapassado no final pelo brasileiro Felipe Massa, que largará na segunda colocação (1min47s668).

Dessa maneira, os dois primeiros colocados do Mundial de pilotos estarão lado a lado na primeira fila no circuito de Spa Francorchamps neste domingo. Hamilton, atual líder, soma 70 pontos. Massa tem 64.

A primeira sessão qualificatória já veio cheia de surpresas. Contrariando o domínio da Ferrari apresentado nos treinos livres, a McLaren mostrou força com um revezamento entre Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen nas duas primeiras posições. O finlandês levou a melhor, mas foi surpreendentemente ultrapassado logo após a bandeirada pelo francês Sébastien Bourdais.

Na temporada 2008 da Fórmula 1, os tempos dos dez primeiros colocados poderão ser mais altos que os demais. De acordo com as novas regras, os pilotos que disputam a "superpole" terão que iniciar a sessão com a configuração de corrida e não poderão mais reabastecer até a prova de domingo, portanto, fazem a tomada de tempo com o carro mais pesado que nas etapas 1 e 2.

Felipe Massa ainda conseguiu desbancar Hamilton e passou à segunda bateria com o terceiro melhor tempo. Enquanto isso, Nelsinho Piquet sustentava a sexta colocação, e Rubens Barrichello dava adeus ao treino, com apenas o 16º melhor tempo (1min48s153). Seu companheiro de Honda, Jenson Button, confirmou a péssima campanha da escuderia na Bélgica e ficou em 17º.

Os mais de 7 km do circuito de Spa Francorchamps fizeram efeito nas duas últimas sessões qualificatórias, já que o alto tempo de cada volta impediu que os pilotos conseguissem dar muitos giros rápidos na pista. Por isso, os corredores promoveram poucas mudanças ao longo da classificação.

A segunda bateria ficou marcada pela confirmação do bom desempenho de Kovalainen, que voltou a voar na pista e cravou aquele que seria o tempo mais rápido do treino: 1min46s037. Hamilton foi o segundo, e Massa, o quarto, tendo Kimi Räikkönen entre eles. A frustração brasileira ficou por conta da eliminação de Nelsinho Piquet no último minuto. O piloto da Renault, que sustentava o nono lugar, foi desbancado por três pilotos e despencou para o 12º lugar no grid de largada com o tempo de 1min46s965.

Felipe Massa foi o primeiro a ir pra pista na superpole, como é chamada a sessão que define os 10 primeiros lugares no grid. Com o carro já moldado para o início da corrida de domingo, o brasileiro cravou 1min48s666, tempo muito alto para quem já havia andado na casa de 1min47s no treino livre de sexta-feira. Em seguida, Hamilton, Kovalainen, Räikkönen e até Nick Heidfeld fizeram registros mais rápidos.

No final da sessão, Massa conseguiu melhorar muito sua marca, o suficiente para ficar com a segunda colocação. Hamilton manteve o melhor registro, 1min47s338. Kovalainen foi o terceiro, e Räikkönen, o quarto.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: