Cidadeverde.com

Tânia Bacelar recebe título de cidadã piauiense e fala sobre atual crise econômica no país

Imprimir

Economista Tânia Bacelar em entrevista ao Jornal do Piauí (foto: reprodução)


A economista Tânia Bacelar de Araújo recebeu, nesta quinta-feira (17), o título de cidadã piauiense em solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Ela é natural de Recife (PE) e participou diretamente do Plano de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí. Tânia também é autora do projeto de criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

“Esse título é fruto da generosidade do povo do Piauí. Eu já me sentia piauiense de coração, e agora sou oficialmente do Piauí. O Piauí sempre esteve na minha agenda de preocupações nos 20 anos na Sudene. Sempre discordei de quem achava que o Piauí era só pobreza. O Piauí tem grandes potenciais e é preciso apostar nisso”, comentou Tânia em entrevista ao Jornal do Piauí. 

Na oportunidade, a economista também falou sobre o atual cenário político e econômico, destacando a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os gastos públicos à inflação do exercício anterior por 20 anos.

“Nós estamos em um momento difícil. Em que a crise econômica veio muito rápida e associada a uma crise política e, para sair disso, é preciso novos rumos e o ambiente da política, que está inseguro, atrapalha. A PEC 241 e a 55 cerceiam o debate sobre o déficit público o resultado de várias variáveis da conta do governo. E nós estamos discutindo principalmente uma variável que é a da despesa primaria. É preciso olhar mais as outras, como a renuncia fiscal e despesa financeira”, disse a economista. 

Segundo Tânia, em relação à área da saúde, por exemplo, a PEC tem influência negativa.

“É negativa primeiro porque a inflação da saúde é maior do que a inflação média. Então, ela já vai ser corrigida abaixo da inflação real do setor. E outra, a população brasileira está mudando. Nos próximos 20 anos, ela vai envelhecer e quando a população envelhece a demanda por saúde cresce. Então, serão duas variáveis pressionando os gastos; se não crescer os gastos vão prejudicar os serviços públicos de saúde”, explicou. 

Para a economista, “é preciso abrir toda a conta, olhar outras variáveis e fazer um ajuste que não recaísse na população mais pobre”. 

O deputado João de Deus (PT) é o autor da proposta da entrega do título. 

Biografia Tânia Bacelar 

A homenageada é natural de Recife, casada com o paraibano Alcindo Rufino de Araújo, tem três filhos e avó de João Arthur de 1 ano. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Frassinetti do Recife, em 1966. Tem graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1967). 

É diplomada pela Universidade de Paris, Panthéon-Sorbonne (1977) e doutorada em Econômica Pública , Planejamento e organização do espaço pela Universidade de Paris I, (1979). 

Exerceu vários cargos públicos e, atualmente, é professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, além de sócia da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento.

Tânia Bacelar de Araújo tem atuação destacada em áreas de economia e planejamento, em especial para as causas do Nordeste. Por 29 anos atuou no quadro de técnicos da Sudene, de 1966 a 1995.

Foi assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário, professora visitante da Ecole des Hautes Etudes em Sciences Socieales, da França, também foi professora da Secretaria Nacional de Políticas Regionais e Coordenadora do Grupo de Trabalho Interministerial e encarregada de propor a recriação da Sudene e Sudam (2003).

Também atuou como Secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente do Recife, Diretora do Departamento de Economia da Fundação Joaquim Nabuco. De 1990 a 1995 foi Secretária da Fazenda de Pernambuco. Ela esteve ainda orientação e supervisão de doutorado e mestrado no estado do Piauí.

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais