Cidadeverde.com

Com ultrapassagem no fim, Hamilton vence o GP da Bélgica

Imprimir
Numa corrida tumultuada pela chuva nas duas últimas voltas, e com duelo "roda a roda". Foi assim que Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP da Bélgica deste domingo, em Spa-Francorchamps, e deu um grande passo para a conquista do título deste ano. Felipe Massa, da Ferrari, terminou na segunda colocação, com Nick Heidfeld, da BMW-Sauber, em terceiro. No entanto, a vitória do inglês ainda está sob investigação.



Com o resultado, Hamilton chegou a 80 pontos, contra 72 do vice-líder Massa. Kimi Raikkonen, também da Ferrari, dominou em Spa, mas acabou se atrapalhando nas condições de pista a duas voltas do fim e abandonou. Com 57 pontos, o finlandês perdeu o terceiro lugar no campeonato para Robert Kubica - que terminou em sexto e agora tem 58 pontos - e praticamente deu adeus a chance de brigar pelo titulo.

O GP da Bélgica não foi bom para nenhum dos outros dois brasileiros. Nelsinho Piquet fazia uma corrida razoável com seu Renault, mas bateu e abandonou na volta seis. Rubens Barrichello teve problemas no cambio de seu Honda e também foi obrigado a parar antes do fim.

próxima etapa da Fórmula 1 acontece daqui a duas semanas, o tradicional GP da Itália, em Monza.

Na largada, ainda com pista úmida, a complicada curva Le Source dificultou a vida dos pilotos, mas ninguém se tocou. Quem teve o melhor inicio de corrida foi Raikkonen, fez duas belas ultrapassagens na duas primeiras voltas, sobre Massa e Hamilton, respectivamente, assumindo a ponta da prova e deixando os adversários em segundo e terceiro, respectivamente.

As três primeiras posições se mantiveram assim, alternadas apenas no intervalo entre as paradas, sempre com os carros próximos, no alcance do visual.

Tamanho equilíbrio entre os adversários deixou a corrida monótona, até às voltas finais, quando uma garoa fina começou a cair, na penúltima volta. Aproveitando a pista lisa, Hamilton conseguiu ultrapassar Raikkonen, numa verdadeira guerra, com direito a tocadas de roda e passeio pelo acostamento.

Na tentativa de recuperar a ponta, Raikkonen acabou escapando a duas voltas do final e abandou, deixando o segundo lugar para Massa, que chegou "sambando ma chuva", bem atrás de Hamilton.

Quem também se aproveitou bem das condições da pista, sobretudo na volta final, foi Heidfeld, que colocou pneus intermediários na penúltima passagem e ganhou muitas posições, terminando em terceiro.

A vitória de Hamilton, no entanto, será investigada pelos comissários após a corrida, porque ele cortou uma chicane antes de ultrapassar Raikkonen, há três voltas do final. O resultado ainda será confirmado.

Resultado provisório da prova:

1.º -  Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1h22min44s933, 44 voltas
2.º - Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14s461
3.º -  Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 23s844
4.º - Fernando Alonso (ESP/Renault), a 28s939
5.º - Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 29s037
6.º - Robert Kubica (POL/BMW), a 29s498
7.º - Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 31s196
8.º - Timo Glock (ALE/Toyota), a 56s506
9.º - Mark Webber (AUS/Red Bull), a 57s237
10.º - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1 volta
11.º - David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1 volta
12.º - Nico Rosberg (ALE/Williams), a 1 volta
13.º - Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
14.º - Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1 volta
15.º - Jenson Button (ING/Honda), a 1 volta
16.º - Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1 volta
17.º - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 1 volta
18.º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 2 voltas

Não completaram:
Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 25 voltas
Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 31 voltas
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: