Cidadeverde.com

TJ-PI lança sistema que extingue processos administrativos físicos

Imprimir

O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) lançou, nesta terça-feira (22), o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nova plataforma de tramitação digital dos processos administrativos.

Com a implantação do SEI no TJ-PI não haverá mais os processos administrativos físicos, seguindo, assim, a mesma lógica do Processo Judicial Eletrônico (PJ-e), que já está em estado avançado de instalação no Judiciário Estadual.

O Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, explica que o sistema, que está sendo implantado em parceria também com a Corregedoria Geral de Justiça e a Escola Judiciária, vai permitir um avanço em todos os espaços administrativos. Permitirá ainda, complementa o presidente, agilidade, segurança economia de tempo, de material e de pessoal, garantindo eficiência e tranquilidade no andamento dos processos.

“É mais um passo que damos rumo a um primado constitucional, que é a efetividade do serviço público. Este novo sistema vai implicar em atendimento aos postulados da sustentabilidade, porque não teremos mais uso do papel, da eficiência, rapidez com que os processos administrativos vão tramitar. É mais um compromisso da nossa gestão que estamos resgatando e é um passo rumo à modernização da administração do Tribunal. Fazemos isso não de forma abrupta, mas com treinamento para magistrados e servidores. E sobretudo, é uma ferramenta que não trouxe nenhum custo ao Tribunal. O software foi cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com a intervenção do Colégio de Presidentes e com a ajuda substancial do Conselheiro do CNJ, Norberto Campelo”, afirmou o Presidente Erivan Lopes.

Mais de 600 servidores e magistrados já foram treinados para operar com o novo sistema. Novas turmas serão abertas para mais capacitação. Quem ainda não passou pelo treinamento, pode tirar suas dúvidas pela sala de apoio, que fica no Fórum Central, sala PJe/SEI, ou ainda por telefone (3230-7800 / RAMAL 7973), ou mesmo peloemail [email protected]


Conheça o Sistema SEI

Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais