Cidadeverde.com

Deputada fala dos problemas dos produtores de caju

Imprimir
A deputada Lílian Martins (PSB) hoje na tribuna da Assembléia Legislativa fez um relato dos problemas enfrentados pelos produtores de caju da região de Picos. De acordo com a deputada existem hoje pelo menos 100 mil hectares de plantação de caju na região. É grande o número de comunidades vivem desta plantação. A deputada lembrou que deste total pelo menos 20 mil hectares da cultura estão ameaçados pela praga da mosca branca.
 


 
De acordo com o levantamento mostrado pela deputada há pelo menos cinco anos os alguns produtores enfrentam dificuldades mosca branca, mas que o Governo do Estado está investindo neste momento R$ 120 mil no combate a praga. Lílian Martins alertou que o problema tem como uma das principais causas do aparecimento da praga é o grande desmatamento, pois sem ter outras árvores para se alimentar as moscas passam a atacar os pés de caju.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) fez a aquisição de cinco aparelhos para fazer a pulverização de óleo vegetal nas plantações de caju, principalmente para ajudar os pequenos produtores. A deputada disse ainda que serão pulverizados 15 mil litros de óleo vegetal. O óleo será pulverizado nos pés de caju.
 
Segundo ela nos municípios de Santo Antonio de Lisboa, Alagoinha e Campo Grande a situação dos pequenos produtores é preocupante. "A SDR está preocupada com a situação. Muita gente já tentou acabar com a mosca branca usando inseticida, o que é proibido porque a cadeia do caju tem a cadeia do mel e que é prejudicada pelo uso de inseticida. O uso de inseticida pode prejudicar a exportação do mel", explicou a deputada.
 
O deputado Warton Santos (PMDB) disse que é importante o combate a esta praga, porque a cajucultura é uma das principais fontes de renda na região. "Nós participamos de reuniões daquela região e vimos que a mosca branca é uma coisa recente daquela região", afirmou o deputado. Warton Santos disse que o Governo do Estado e o Sebrae em conjunto com os produtores estão realizando um estudo para combater o problema.
 
Fonte: Alepi
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: