Cidadeverde.com

Autora de "Harry Potter" vence processo contra fã

Imprimir
Um juiz afirmou nesta segunda-feira (8) que a escritora J. K. Rowling, de "Harry Potter", venceu o processo em que acusava um fã de violar direitos autorais com seus planos de publicar uma enciclopédia de Potter.



O juiz Robert Patterson declarou que Rowling conseguiu provar que o projeto de Steven Vander Ark causaria danos irreparáveis à autora das aventuras do bruxo adolescente. Com a decisão, a publicação da enciclopédia, que deveria sair em novembro de 2007, fica permanentemente vetada.

O ex-bibliotecário Vander Ark, responsável pelo popular site Harry Potter Lexicon, e a editora RDR ainda terão de pagar US$ 6.750 a Rowling e ao estúdio Warner Bros. No processo, a editora não contestou que a enciclopédia infringisse os direitos autorais de Rowling, mas alegou que a obra se apoiava no "fair use" (uso justo), dispositivo legal que permite aos livros de referência fazerem citações de outras obras.

Em uma audiência em abril deste ano, Rowling chegou a descreveu o livro de Vander Ark como um trabalho "mal-feito e esculachado".

A escritora britânica cujos sete livros sobre Harry Potter já venderam cerca de 400 milhões de cópias disse também que queria escrever sua própria enciclopédia, com materiais que não entraram nos livros. No cinema, a franquia de Potter já rendeu US$ 4,5 bilhões nas bilheterias de todo o mundo.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: