Cidadeverde.com

Aniversário de 79 anos do Esporte Clube Flamengo

Imprimir

O Esporte Clube Flamengo foi fundado no dia 8 de dezembro de 1937, pelo Senador Raimundo de Arêa Leão. Ainda na época do futebol amadoro rubro-negro conquistou os títulos de 39, 42, 43, 44 e 47. 

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo

A grande arrancada aconteceu a partir da implantação do profissionalismo no Estado do Piauí em 1963. Quem mandava no nosso futebol era o River Atlético Clube, recordista de título, ao ponto de ser chamado de Eterno Campeão. Na temporada de 1964 o Dr. Jesus Elias Tajra assumiu a presidência da agremiação, chamou muítos amigos para serem diretores; contratou vários jogadores cearenses e maranhenses, como Chiquinho, Maneca, Jonas, Mano, Salvador, Paulinho, Ronaib, Macalé. Enfim, formou um time para "peitar" o River na disputa pelo título. 

E deu certo. O Flamengo conquistou o campeonato de 1964 ao vencer o tricolor por 2 x 0 na final. A partir daí o futebol piauiense cresceu porque rapidamente o Flamengo passou a ter uma uma grande torcida, lotando o Estádio Lindolfo Monteiro nos clássicos. Em 1965 veio o bicampeonato em final dramática com o River.

Na vitória por 2 x 1, aconteceu o famoso gol de Gringo no último minuto do clássico. Em 1966 o Flamengo deixou escapar o tricampeonato em decisão com o Piauí, sendo derrotado por 4 x 0 e empatando por 1 x 1.

Nos anos o presidente Rodrigues Filho formou outro grande time e ganhou os títulos de 1970 ao vencer o Piauí e 1971 em finais com o River. Em 1972 outra vez escapou o tri, perdendo a decisão para o Tiradentes por 1 x 0.

Nos anos 80 foi a vez de Avelino Neiva comandar a jornada vitoriosa com o tricampeonato piauiense em 1986, 1987 e 1988. No total o Flamengo tem 17 títulos estaduais, nos seguintes anos: 39, 42, 43, 44, 47, 64, 65, 70, 71, 76. 79, 84, 86. 87, 88, 2003 e 2009. Na fila há 7 anos, o rubro-negro, agora sob a presidência de Tiago Vasconcelos vai lutar pela taça no estadual piauiense.

SETOR PATRIMONIAL

Nos anos 70 o presidente Rodrigues Filho, juntamente com Antônio de Oliveira, José Carlos Lourenço Alves e outros dirigentes, fizeram uma campanha junto aos torcedores e compraram a sede da Av. Barão de Gurgueia. Embora as dimensões da área total não fossem o necessário, foi uma conquista importante. Nos anos 80 Avelino Neiva vendeu a sede e começou a construção da Vila Olímpica, em valiosa área ao lado do bairro Bela Vista. 

O espaço era suficiente para o Flamengo se tornar um gigante do esporte piauiense, em face de uma localização extraordinária, com milhares de residências no seu entorno e de frente para a BR ligando Teresina ao sul do Estado. Um patrimônio para fazer do  rubro-negro um clube rico. Várias diretorias, porém, nada fizeram e uma cometeu o crime de vender tudo, sem que o clube recebesse o dinheiro da venda. Foi uma afronta ao esporte piauiense.

Nossas homenagens aos verdadeiros rubro-negros pelos 79 anos.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais