Cidadeverde.com

Prefeito visita HUT e constata melhoria no atendimento com novo fluxo

Imprimir

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, visitou o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) durante o feriado desta quinta-feira(08) e constatou que a reestruturação da rede de saúde de Teresina já está contribuindo para desafogar o HUT. A visita foi acompanhada pelo diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, e pelo gerente médico do Pronto Atendimento, Dr. Nagele Lima. 
 
O novo fluxo, elaborado pela Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), já esta sendo colocado em prática desde a última segunda-feira, quando o HUT passou a receber somente pacientes referenciados ou encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para o prefeito essa medida foi necessária para qualificar o atendimento de urgência e emergência da capital. “O HUT é um hospital de alta complexidade para atender casos graves. Nossos hospitais de bairro estão preparados para receber os casos de baixa complexidade. Essa organização da rede de saúde está agilizando o atendimento e qualificando ainda mais a assistência”, explicou.
 
Para orientar a demanda espontânea que ainda procura o HUT está sendo mantida na recepção do hospital uma equipe de enfermeiros. De acordo com o Dr. Gilberto Albuquerque, está sendo feito um trabalho educativo com a população.  “Estamos orientando os casos clínicos que chegam ao HUT para que procurem um hospital de bairro mais próximo de casa. Precisamos que a população entenda que cada hospital possui um perfil de atendimento. Casos seja necessário, o hospital entra em contato com o HUT solicitando transferência”, disse o diretor. 
 
Até 30 de novembro o HUT realizou 65.762 atendimentos. Dentre estes cerca de 60% foram casos clínicos, que poderiam ter sido resolvidos em hospitais de pequeno porte ou Unidades Básicas de Saúde (UBS).
 
Para o primeiro atendimento a população deve procurar os hospitais de bairro, de preferência o que fica mais perto de casa. A Prefeitura de Teresina tem hospitais nos seguintes bairros: Parque Piauí, Monte Castelo, Primavera, Matadouro, Santa Maria da Codipi, Satélite, Buenos Aires, Promorar e Dirceu. Ainda tem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Promorar e Renascença.
 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais