Cidadeverde.com

Jornalistas doam sangue em ação solidária no Hemopi

Imprimir
  • humbertocapa.jpg CCom
  • agencia4.jpg CCom
  • angecia.jpg CCom
  • doacao.jpg CCom

Um grupo de jornalistas se reuniu, neste sábado (10), para uma doação coletiva de sangue. A ação solidária, que envolve profissionais da área que atuam em assessorias de imprensa e de redação de diversos veículos, foi realizada no começo da manhã, no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piauí (Hemopi). A iniciativa é da Coordenadoria de Comunicação Social (Ccom) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

De acordo com o diretor de Jornalismo da Ccom, Allisson Bacelar, o objetivo da ação foi envolver os comunicadores em uma ação que pode salvar a vida de muitas pessoas. “No nosso dia a dia percebemos muitos chamamentos de pessoas que precisam de sangue. É uma oportunidade de motivarmos tanto a nós, jornalistas, que divulgamos, como também sensibilizar a sociedade para a doação de sangue”, ressalta.

Diariamente, o Hemopi recebe cerca de 150 doações e distribui para toda a rede hospitalar pública e privada, em todo o estado.

Doação de sangue

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos. Menores de idade também podem doar, mas devem ter autorização dos pais ou responsáveis. O doador precisa estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores a doação.

Além disso, é preciso levar um documento original com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. A coordenadora de captação de doadores do Hemopi reforça que, antes da doação, a pessoa passa por uma triagem para saber se ela está realmente apta a doar, mas que o procedimento é bem simples e rápido.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais