Cidadeverde.com

Feira da Economia Solidária inicia sua 12ª edição

Imprimir

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) iniciou nesta quarta (14) a décima segunda edição da Feira da Economia Solidária desse ano. O evento acontece mensalmente no pátio do Centro Administrativo e desta vez reuni 23 empreendimentos de diversas áreas.

Com o objetivo principal de fomentar a economia solidária, dar visibilidade aos pequenos produtores e aumentar suas respectivas rendas, a feira conta com diversos tipos de empreendimentos e é um evento aberto a quem está dentro do quadro da economia solidária.

Joana Pereira é bordadeira, participa das feiras da economia solidária desde o começo e ressalta a importância da realização do evento. “Tem sido bastante gratificante participar da feira, pois estamos alcançando nosso principal objetivo que é expor nossos produtos e demonstrar nosso trabalho e através disso conseguimos vender e receber várias encomendas. É muito importante essa sensibilidade da Setre de ter abraçado nossa causa e ter nos dado a chance de estar mostrando nosso trabalho, sou imensamente grata por isso”, concluiu Joana. 

As iniciativas de Economia Solidária contam com a participação de coletivos de produção, associações, cooperativas populares e redes de instituições de finanças voltadas para empreendimentos populares solidários, todos organizados pelos princípios da autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, equidade, geração, etnia e credo e valorização do meio ambiente, trabalho humano e saber local.

Dentro da feira podiam ser encontrados produtos orgânicos, recicláveis, artesanato em tecido, em madeira e em cerâmica. Desde vestuários e confecções a comidas, bebidas e produtos em fibra e talo de buriti. Até o mês de junho a feirinha já movimentou mais de 300 mil reais e a expectativa é que esse número seja elevado nas próximas edições do evento.

O Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías falou sobre a positividade dos resultados alcançados no evento. “Cada vez que realizamos uma edição da feira ficamos ainda mais satisfeitos com os resultados e percebemos que o objetivo central está sendo alcançado, por esse motivo continuamos planejando as próximas feiras com o intuito de transformar a vida dos nossos pequenos produtores e auxiliar também no avanço da economia local”, ressaltou o secretário.

A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. É nessa perspectiva que a Setre trabalha para a realização das feiras e concretização dos objetivos esperados pelo projeto.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais