Cidadeverde.com

Ampliação de UTI do HGV é inaugurada nesta terça (20)

Imprimir

A vice-governadora do Estado, Margareth Coelho, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa e a diretora do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Clara Leal, inauguram, nesta terça-feira (20), às 8 horas da manhã, a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O investimento foi de R$ 346.549,18 com recursos da Rede de Urgência e Emergência (RUE). Com a ampliação, o HGV passa a contar com 20 leitos de UTI.

Para a coordenadora do Programa de Residência em Medicina Intensiva do HGV, Patrícia Melo, cada leito de UTI que é aberto significa uma oportunidade a mais para as pessoas que dele necessitam. “A grande vitória é que cada leito pode receber um paciente novo a cada três dias, o que significa que, por mês, quarenta pessoas podem ser beneficiadas com esses quatro leitos. Um leito de UTI funcionando é um agente salvador de vidas”, destaca Patrícia Melo.

Ela explica que a população precisa entender que um leito de UTI não se abre da noite para o dia. “Não é somente um espaço físico que se abre, não é somente adquirir equipamentos, exige equipe multiprofissional capacitada para que esse leito possa cumprir seu papel pois só assim podemos ter o resultado que precisamos, que é devolver com vida e sem seqüelas aquele paciente para sua família”, acrescenta a médica intensivista.

A diretora acrescenta que com os quatros leitos, o HGV passa a contar com 20 leitos de UTI. Segundo ela, a previsão é que sejam abertos mais 20 leitos no próximo ano, totalizando 40 leitos de Terapia Intensiva no HGV. “O projeto de ampliação de mais 20 leitos já se encontra em fase licitatória”, explica a diretora.

Clara Leal acrescenta também que está em fase de finalização a Unidade de Cuidados Especiais, que deverá receber pacientes com gravidade intermediária,  onde serão encaminhados pacientes que não necessitam estar numa UTI,  mas que necessitam de maior atenção e cuidados especiais.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais