Cidadeverde.com

Bancários dão dicas para população evitar roubo nas agências

Imprimir

Diante dos casos denunciados no fim de semana de vítimas de estelionato dentro de agências bancárias situadas em Teresina, a diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí, Francisca de Assis, esclareceu em entrevista à TV Cidade Verde cuidados que a população deve tomar para não cair em golpes. 

No sábado (17) uma mulher teve o cartão retido em um terminal de autoatendimento instalado na agência do Banco do Brasil situada no Balão do São Cristóvão, na zona Leste de Teresina.  Um homem, ainda não identificado pela polícia, ofereceu ajuda a ela e ligou do seu celular para um telefone que seria da Central de Atendimento do Banco. 

Em áudio divulgado no aplicativo Whatsapp, a mulher conta que forneceu seus dados pessoais e a senha do seu cartão. Somente depois, ela percebeu que haviam sacado R$5 mil da sua conta. 

A diretora do Sindicato dos Bancários do Piauí, Francisca de Assis, orienta que as pessoas desconfiem da ajuda de estranhos dentro de agências bancárias. 

“O cliente deve ficar antenado para essas facilidades oferecidas pelos bandidos”, alerta a diretora. O Sindicato informa que o horário de funcionamento dos bancos é de 10h as 16h, de segunda a sexta-feira. Fora desse expediente, não há funcionários bancários trabalhando nas agências. 

Sobre os procedimentos que devem ser adotados caso um cartão fique preso num terminal, Francisca de Assis orienta que o cartão seja cancelado o mais rápido possível. 

“Os bancos disponibilizam número da Central de Atendimento no próprio terminal onde está instalada a máquina.  Vale lembrar que os bancos não mandam e-mail para clientes e não fazem captação das informações pessoais dos clientes por telefone”, destaca Francisca de Assis.

Os casos de estelionato foram registrados no 12º Distrito Policial. O delegado Ademar Canabrava declarou que o modus operandi da quadrilha é conhecido pela polícia e que os integrantes desses bandos são, na maioria das vezes, de outros estados.

"A identicação deles é difícil porque eles usam documentos pessoais falsos e fogem rapidamente para outros estados. As transações bancárias também sáo feitas de forma rápida", desse o delegado. 

 


Izabella Pimentel (com informações da TV Cidade Verde)
Especial para o cidadeverde.com 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais