Cidadeverde.com

Criança moradora do HUT ganha 1ª festa de aniversário

Imprimir

Nesta quinta-feira (29), a enfermaria 201 da Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ganhou uma decoração especial. Balões, faixas, fitas e uma linda mesa decorada, nas cores lilás e branco, marcaram a primeira festa de aniversário da pequena Alicia Sophia. Vestida como a princesinha Sofia, personagem de desenho animado produzido pela Disney, Alicia comemorou seu aniversário de três aninhos ao lado de sua mãe, familiares, amigos e profissionais do Hospital.

Muito emocionada, Maria José, mãe de Alicia, falou que sempre sonhou em fazer uma festa de aniversário para a filha e que agora estava muito feliz em ter conseguido realizar esse sonho. “Sempre tive vontade de fazer uma festa para minha filha. Como ela ficava na internada na UTI era meio complicado. Agora na pediatria ficou mais fácil e consegui realizar meu sonho. Estou muito feliz!”, comemorou Maria.

Maria José explicou ainda que adotou Alicia quando ela tinha apenas 11 meses. Ao perceber que a criança estava bastante desnutrida, não conseguia sentar e não tinha muitos movimentos resolveu levá-la ao hospital de sua cidade em São Pedro do Piauí. “Alicia ficou um tempo internada e sendo acompanhada por uma nutricionista e um pediatra. Porém, ela piorou e foi transferida para Teresina. No HUT os médicos descobriram várias doenças e ela ficou um ano e dois meses internada na UTI. Desde setembro Alicia recebeu alta para clínica pediátrica e agora posso ficar com minha filha 24 horas. Vou lutar por ela até o fim. Eu a amo demais!”, explicou.

Alicia sofre de duas patologias. Uma é chamada de Erro Inato do metabolismo e a outra é uma miopatia. A primeira, de acordo com o pediatra que a acompanha, Aurimar Bezerra, é uma doença congênita que apresenta uma alteração intracelular comprometendo o sistema nervoso central. “Depois de certo tempo a criança para de se desenvolver e involui. Já a miopatia tem comprometimento neurológico e muscular. Ela causa um enfraquecimento dos músculos prejudicando os movimentos respiratórios. Dependendo da sua resposta ao tratamento Alicia poderá um dia, com um suporte multidisciplinar realizado por meio da atenção domiciliar, ir para casa com sua mãe”, disse.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais