Cidadeverde.com

MPF denuncia João Henrique por corrupção nos Correios

Imprimir


O ex-presidente da Empresa de Correios e Telégrafos, João Henrique de Almeida Souza, foi denunciado pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal por corrupção passiva em sua gestão no ano de 2004. Ele é acusado de integrar um grupo criminoso que teria arrecadado, a título de propina cerca de R$ 5 milhões, de acordo com levantamento da Controladoria-Geral da União - CGU. Entre outros crimes, a quadrilha agiria solicitando vantagens indevidas para empresários e apoio financeiro para candidatos nas eleições de 2004, com objetivo de manter e fortalecer o campo de influência política dos envolvidos.
A denúncia foi oferecida na última segunda-feira (8) e inclui os nomes do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), os empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) Maurício Marinho, Antônio Osório, Fernando Godoy, Julio Imoto e Eduardo Coutinho; o ex-presidente da Eletronorte Roberto Garcia Salmeron; e Horacio Batista, primo de Antônio Osório, todos acusados de formação de quadrilha.

As investigações foram deflagradas após divulgação na imprensa de filmagem onde Maurício Marinho, então chefe do Departamento de Compras e Contratações - Decam -, aparece recebendo em sua sala na ECT, a título de propina, R$ 3 mil. A apuração contou com ações conjuntas da CGU, Polícia Federal e um grupo de auditores dos Correios cedidos pela empresa. Após as apurações, os procuradores da República Bruno Acioli, Raquel Branquinho e José Alfredo de Paula consideram que a ECT ?foi vítima da ação organizada de quadrilhas compostas basicamente por empregados públicos, políticos, empresários e lobistas?.

Roberto Jefferson seria o chefe da quadrilha, que indicou Antônio Osório para ocupar cargo importante nos Correios, que formou o grupo de fraudadores com servidores da própria empresa. A missão era arrecadas fundos para o PTB. como provas, planilhas foram apreendidas com a contabilidade detalhada da propina.

Da Redação (com informações do MPF/DF)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais