Cidadeverde.com

Faxina dos Bairros retorna em todas as zonas da capital nesse sábado (14)

Imprimir

Faxina nos bairros retoma neste sábado (14). (Foto: Thiago Amaral/ Cidadeverde.com)

Após o recesso de final de ano, a Prefeitura de Teresina retoma as atividades da Faxina nos Bairros com intensidade total. As ações da Faxina que busca combater o mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya segue neste sábado (14), a partir das 8h da manhã. Desta vez, as equipes de limpeza visitarão os bairros Parque Brasil III (zona Norte), Santo Antônio (zona Sul), Itararé I (zona Sudeste) e Piçarreira (zona Leste).
 
A Faxina nos Bairros é uma ação integrada entre Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e se configura em uma das principais ações da gestão municipal contra o Aedes aegypti. Realizada desde dezembro de 2015, a operação já recolheu 4.728 toneladas de lixo em 44 edições realizadas.
 
Durante todo o dia, as equipes de limpeza percorrem as áreas recolhendo o lixo doméstico, inclusive materiais de grande porte, como móveis e eletrodomésticos sem serventia. Para viabilizar o trabalho, os agentes comunitários de saúde mobilizam a comunidade em suas visitas, orientando que façam esta limpeza interna e deposite todo o lixo em suas calçadas no sábado. Além da coleta, é realizada capina e uma caminhada educativa, de porta em porta, em que são distribuídos panfletos e dadas orientações à população.
 
Com a colaboração da população, a FMS tem centrado suas ações em evitar o acúmulo de lixo pela cidade, pois eles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito. Com a chegada das chuvas, esta atenção precisa ser redobrada. “A população precisa ficar atenta e criar o hábito de manter sua residência e arredores sempre limpos. As atitudes rotineiras trazem muitos benefícios à saúde, não apenas em evitar zika, dengue e chikungunya como também outras doenças decorrentes de falta de higiene", alerta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
 
A dengue, a zika e a chikungunya são três doenças que circulam no Brasil transmitidas pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Todas elas têm as mesmas características sintomáticas: febre alta, dor no fundo dos olhos, vermelhidão na pele, coceira e distúrbios gástricos.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais