Cidadeverde.com

Lionel Messi foi o 5º jogador mais eficiente do mundo em 2016

Imprimir

Riyad Mahez não tem metade dos títulos de Lionel Messi, ganha um sexto do que recebe Cristiano Ronaldo e está longe de ter a mesma fama de Neymar. Mas mesmo assim o atacante argeliano do Leicester foi o mais eficiente jogador da última temporada.

A avaliação é da Universidade do Futebol, entidade criada em 2003, e que elaborou um estudo para avaliar a eficiência dos 23 melhores jogadores escolhidos pela Fifa. O objetivo é apontar a melhor relação custo/benefício dos atletas para as suas equipes. Clique aqui para ter acesso a todo o conteúdo. 

A análise feita no estudo levou em consideração seis critérios: porcentagem de pontos conquistados pela equipe nos jogos em que o atleta atuou; o percentual de tempo em que ele jogou; o saldo de gols normalizado da equipe com ele; o aumento do valor de mercado desde que ele chegou ao clube que defende atualmente; o salário investido no ano de 2016 e o custo de transferência dividido pelo número de temporadas no clube.

Mahez foi avaliado ao lado de outros 22 grandes astros: Iniesta, Messi, Neymar, e Suárez, do Barcelona; Bale, Cristiano Ronaldo, Kroos, Modric e Sergio Ramos, do Real Madrid; Vardy, do Leicester; Griezmann, do Atlético de Madri; Payet, do West Ham (embora tenha se transferido para o Olympique de Marselha nesta janela); Lewandowski e Neuer, do Bayern de Munique; Agüero e De Bruyne, do Manchester City; Sánchez e Özil, do Arsenal; Ibrahimovic e Pogba, do Manchester United; Kanté, do Chelsea; e Buffon, da Juventus.

Porém, o estudo também contabilizou os dados estatísticos dos jogadores pelos clubes anteriores aos atuais, quando encontrou casos assim. Por exemplo: hoje no United, Ibrahimovic estava no PSG no primeiro semestre de 2016.

Ao final de toda a análise, Mahez foi considerado como o jogador de melhor custo benefício, com índice de 88%. Messi, o quinto, teve 68%.


Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais