Cidadeverde.com

Secretária pede para que professores aceitem parcelamento de reajuste

Imprimir

O início do período letivo nas escolas estaduais está previsto para começar na próxima segunda-feira (13). Em entrevista ao Notícia da Manhã, a secretária de Educação, Rejane Dias, comentou sobre a proposta de reajuste do piso salarial dos professores apresentada ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte-PI) pelo Governo do Estado. Ela faz um apelo a categoria para que o início das aulas não seja comprometido. 

"Foi autorizado 4% no contracheque de janeiro e 3.60% que deve julho para assim atingir o piso nacional que é de 7,64%. Apresentamos a proposta que deve ser analisada pela categoria agora no dia 10 e eles vão decidir se aceitam. Fazemos esse apelo aos professores, pois o ponto de vista do planejamento e da organização, fizemos a nossa parte. O ideal seria que o Governo pagasse tudo de uma vez, mas diante de uma crise fica bastante complicado. Espero que todos possam entender o esforço que o governador tem feito nesse sentido", explica Dias.

 A secretária de Educação, Rejane Dias, comentou ainda sobre a convocação de mais 340 aprovados no concurso público edital nº 03/2014 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) durante o primeiro semestre. Ela reforça que a convocação de todos os aprovados acontecerá de forma gradativa e será finalizada em 2018.

A secretária falou sobre a construção de 30 escolas de tempo integral,  totalizando uma média de 70, o que corresponde a aproximadamente 9,2% de todas as unidades de ensino do Piauí. 

"Isso é uma meta do plano estadual e nacional de Educação. O Governo Federal propôs a criação de novas escolas de tempo integral com o aporte de mais recursos para os Estados. O ideal é que todas as escolas fossem em tempo integral, pois sabemos que este regime melhora de forma efetiva e significativa os indicadores da Educação. Infelizmente, ainda esbarramos na questão financeira porque o problema é sustentar uma escola como essa. Com o aporte, vimos a possbilidade de aumentar o número de escolas", disse Dias. Atualmente, o Piauí conta em média com 760 escolas na rede estadual e cerca de 15 mil professores.

Outro ponto abordado pela secretária de Educação está relacionado ao processo de seleção dos diretores das escolas estaduais, atualmente, eleitos pela comunidade escolar.

"Estamos inovando neste processo. Quem quiser ser  diretor vai passar por um processo de seleção. Os candidatos são submetidos a provas objetivas para saber se realmente o conteúdo foi aprendido e, em seguida,  é criado o banco de gestores. A eleição ocorre nas escolas com mais um candidato e a votação é feita por alunos professores", disse Rejane Dias. 

O planejamento pedagógico acontece nas escolas até quarta-feira (08). Já o  inicío do perído letivo nas escolas estaduais acontece na segunda-feira (13) fevereiro.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais