Cidadeverde.com

Eleitor brasileiro não escolhe candidatos com propostas para educação

Imprimir

Uma pesquisa do Ibope encomendada pelo Projeto Educar para Crescer mostrou que menos de 1% dos brasileiros escolhe seus candidatos a partir das propostas para a educação.

Para 90%, ela ficou em 5º lugar na lista dos principais problemas do País, atrás de segurança (30%), atuação dos governantes (17%), trabalho (13%) e saúde (11%).

Para 68% da população, a qualidade de ensino é responsabilidade dos governantes.

Ainda segundo o levantamento, 70% está satisfeita com o setor e com a escola dos filhos, e dão nota sete para os estabelecimentos.

Do total de entrevistados, 9% deram nota inferior cinco.

De acordo com a pesquisa, os brasileiros acreditam que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é de 5,5, quando a média atual é de 4,2.
A estimativa é que este valor seja alcançado somente em 2017.

A pesquisa também perguntou os objetivos mais importantes para uma educação básica de boa qualidade.

As alternativas mais apontadas foram: ensinar adequadamente as matérias (31%), nenhum (28%), oferecer perspectiva de realização profissional (24%), assegurar igualdade de oportunidade (19%) e formar cidadãos críticos e conscientes (18%).

Entre as medidas que deveriam ser tomadas pelos governantes para melhorar a educação pública, duas tiveram grande adesão dos entrevistados: melhorar o salário (46%) e a capacitação dos professores (37%).

Na pesquisa, foram entrevistados mil homens e mulheres, de 16 a 69 anos, de todas as classes sociais e residentes de nove regiões metropolitanas do País: Salvador, Fortaleza, Recife, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

O projeto Educar para Crescer é sem fins lucrativos que tem por objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre as principais questões da educação brasileira.

Além de uma pesquisa anual sobre o tema, ele tem um conselho formado por personalidades do universo da educação, além de parceiros e representantes de patrocinadores.

Redação Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: