Cidadeverde.com

Operação da Strans apreende dois ônibus escolares na madrugada

Imprimir
  • strans1.jpg Reprodução/ Youtube
  • unnamed_(1).jpg Reprodução/ Youtube
  • unnamed_(2).jpg Reprodução/ Youtube
  • unnamed_(3).jpg Reprodução/ Youtube
  • unnamed_(4).jpg Reprodução/ Youtube

A Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina realizou nas primeiras horas da manhã de hoje uma fiscalização na zona Rural da cidade. O principal objetivo da ação era verificar as condições do transporte escolar nessas regiões. Dois ônibus acabaram apreendidos, pois os condutores não possuíam a documentação necessária para fazer este tipo de serviço.

As abordagens começaram antes das seis horas da manhã na comunidade Santa Luz, a cerca de 12 km da zona Urbana de Teresina. No primeiro ônibus nenhuma irregularidade. A equipe da Strans segue então para outro ponto onde os motociclistas são os primeiros surpreendidos pela fiscalização.

Entre os flagrados havia motoristas sem capacete, sem carteira de habilitação e conduzindo criança na garupa. O veículo foi retido e momentos depois o proprietário da moto apareceu. Com mais de 25 anos de habilitação, segundo Iranaldo, sem nunca ter sido flagrado em infrações, ele parecia não acreditar nas duas multas no valor de R$ 295 e a soma de 14 pontos na carteira de motorista.

"Eu trabalho com cobrança externa, dependo da permanência dos rapazes nos casos dos meus cliente e em função de ter cedido minha moto para o dono da casa trazer o filho do colégio o rapaz foi multado, mesmo aqui na zona Rural enquanto dentro da cidade é mais difícil ser multado, disse Iranaldo.

A maioria dos condutores acabou multado por conta da falta do capacete ou da habilitação e quem tentou escapar acabou pego por outra equipe da STRANS na comunidade Palmeiras. "Nós estamos constatando aqui outras irregularidades como motos que só foram licenciadas no ano da aquisição, muitas motos são roubadas em Teresina e vão pra zona Rural até se acabar. Nosso objetivo aqui é duplo. Ver o problema do transporte escolar, remunerado e o problema da situação de irregularidade dos veículos", afirmou coronel Jaime Oliveira, diretor de operações e fiscalização da STRANS.

Mas o principal alvo da fiscalização foi o transporte escolar. Os agentes vistoriaram documentos do condutor e do veículo e as condições do transporte. Em menos de uma hora foram vistoriados pelo menos seis ônibus escolares. Em três deles os motoristas não tinham habilitação para conduzir esse tipo de veículo e dois acabaram retidos. Um deles porquê os pneus não tem mais condições de uso.

Pelo desgaste do pneu dá pra perceber o risco de acidentes envolvendo dezenas de crianças. Em casos assim o fiscal e o policial militar acompanham o ônibus até a escola para que as crianças não percam aula.  Em seguida o veículo é apreendido.

Outro ônibus em ótimo estado de conservação circulava sem o documento do veículo ou do motorista. "Eles estão sanando passo a passo os problemas. Alguns documentos atrasados foram colocados em dia, faróis que não acendiam e agora estão acendendo, mas precisa muito mais", pontuou o superintendente da Strans Carlos Daniel.

Se o dia foi de prejuízo para muitos condutores na zona Rural foi tambémd e ganho para os moradores. "Agora nós vamos poder andar direitinho com resposabilidade para não andar escondido". Disse a moradora.

 

Reportagem de Gorete Santos
Rayldo Pereira (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais