Cidadeverde.com

Teresina vai apresentar 'desenho' de PPP para novo aeroporto

Imprimir

A transferência do aeroporto de Teresina para outro local vai voltar a ser pauta de uma reunião entre o governo federal e instituições do Piauí como o governo estadual e a prefeitura da capital. Ainda este mês, a prefeitura deve levar  ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella, um projeto de parceria público-privada para ajudar a tirar a obra do papel.

“A próxima reunião é para fazer um desenho de uma parceria público-privada em torno do novo aeroporto. Como a obra é de competência exclusiva do governo federal, precisamos manter acesa essa discussão no governo federal para que Teresina e o Piauí possam se colocar como prioridade para resolução desse problema, já que é grave do ponto de vista urbanístico e econômico”, disse o secretário de planejamento de Teresina, Washington Bonfim, em entrevista à TV Cidade Verde.

Segundo ele, há dificuldades da própria Infraero em levantar os recursos para viabilizar qualquer reforma de maior fôlego no atual aeroporto. “Um investimento dessa monta, nessa crise que a gente está passando, ele deve ter um componente de relação público-privado”, aponta.

Para o ex-superintendente da Infraero no Estado, Wilson Estrela, o aeroporto de Teresina precisa ter voos que garantam a sustentabilidade de algumas áreas da infraestrutura aeroportuária. “Precisa ter uma área comercial  bastante ativa. Isso só se conseguirá com um novo terminal de passageiros, um novo pátio, enfim, com uma nova infraestrutura”. Acredita.

Já o secretário estadual de transporte, Guilhermano Pires, a necessidade de transferência é urgente. “A localização de hoje é quase no Centro da cidade e limita o crescimento vertical de Teresina, principalmente na região do Centro e zona Norte em virtude do cone de aproximação do aeroporto. A transferência é necessária para Teresina crescer de uma forma mais econômica”, afirma.

Na semana passada, Maurício Quintella pediu à Infraero e a Secretaria de Aviação Civil que se manifestem sobre a viabilidade em mudar de local o aeroporto de Teresina.

Hérlon Moraes (Com informações da TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: aeroportoPPP