Cidadeverde.com

Serviços essenciais de saúde tem plantão especial no Carnaval

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai manter em funcionamento em regime de plantão os serviços essenciais de atendimento para que os teresinenses possam comemorar com tranquilidade.
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, por exemplo, estará com suas ambulâncias disponíveis 24 horas para atender aos chamados do telefone 192. “Nós estamos tendo o cuidado, como em todos os grandes feriados, de manter nossa equipe completa. Em Teresina existem vários blocos de bairro, e por isso manteremos uma atenção especial nestes eventos”, conta o diretor clínico José Ivaldo.
 
Além disso, a rede hospitalar estará com escalas de profissionais completas para atender às necessidades da população. “Os hospitais e as maternidades prestarão atendimento nos casos de urgência clínica, pediátrica, obstétrica e também nos casos de cirurgia que forem de emergência”, informa a diretora de Assistências Especiais da FMS Fátima Garcêz. O Laboratório Raul Bacelar também estará em funcionamento para realizar os exames clínicos requeridos pelas equipes de saúde de plantão.
 
As equipes da Vigilância Epidemiológia estarão também de plantão, realizando visitas em 34 hospitais públicos, filantrópicos e particulares, fazendo a busca ativa de doenças de notificação compulsória de interesse da saúde pública, como a dengue. “É um trabalho que realizamos todos os fins de semana e feriados, de investigação da ocorrência destas doenças, como também para a tomada de providências o mais rápido possível quando necessário”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.
 
Por fim, os serviços de saúde mental que disponibilizam pernoite – como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, a Residência Terapêutica e a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAi) também estarão funcionando normalmente.
 
Durante os dias de carnaval e quarta-feira de cinzas não funcionará o atendimento em serviços que não se caracterizam como urgência, como o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, assim como também nas Unidades Básicas de Saúde e CAPS do tipo II e AD. Todo o serviço será normalizado na quinta-feira (2).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais