Cidadeverde.com

Direção do HUT confirma que problema de superlotação está resolvido

Imprimir

Estatísticas apontam que os atendimentos totais realizados no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registraram queda de 33% neste Carnaval, se comparados ao mesmo período do ano passado. A diminuição da demanda foi causada pela implantação, em dezembro de 2016, das novas regras de acesso ao HUT. 

No carnaval de 2016, o HUT atendeu 1192 pessoas. Já em 2017, 796 atendimentos foram realizados durante os dias de festa carnavalesca. O diretor geral do hospital, Gilberto Albuquerque, afirmou em entrevista à TV Cidade Verde, nesta quinta-feira (2), que com a implantação do novo fluxo de pacientes, o problema da superlotação do HUT está resolvido. O hospital agora está com foco na assistência de casos mais complexos. 

"Desde dezembro, quando foram implantadas as novas regras de acesso ao HUT, estamos tendo um demanda diminuída e mais selecionada, com pacientes realmente graves, que são os pacientes que continuam e devem ser encaminhados ao HUT  As principais gravidades são de acidentes de moto, traumatismo de face, ruptura de vísceras abdominais, traumatismo craniano e politraumas", destaca o diretor. 

Com relação aos acidentes de trânsito, a queda foi de 28,7%, também se comparado ao carnaval de 2016. Foram atendidas 198 pessoas vítimas de deste tipo de acidente, sendo que 157 foram somente feridos em acidentes com motocicleta. No ano passado, 278 pacientes vítimas de acidentes de tráfego foram atendidos no hospital.

O diretor  do HUT informou, ainda, que a maioria dos pacientes que entraram no hospital durante o carnaval já tiveram alta médica.

O novo fluxo de acesso ao HUT foi elaborado e implantado pela extinta Fundação Hospitalar de Teresina (FHT).  Desde de o último mês de dezembro os casos de menor gravidade estão sendo direcionados para os hospitais de inferior porte, localizados nos bairros de Teresina e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) dos bairros Promorar e Renascença.

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
Com informações da TV Cidade Verde 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais