Cidadeverde.com

Filho de Lula não poder ser candidato a vereador

Imprimir

Marcos Cláudio Lula da Silva (PT-SP), filho do primeiro casamento da primeira-dama Marisa Letícia e filho adotivo de Lula, não pode se candidatar a vereador de São Bernardo do Campo (SP).

O registro de candidatura foi negado por 5 votos contra 2 na sessão desta noite no Tribunal Superior Eleitoral.

O ministro Félix Fischer, relator do caso, defendeu a correta aplicação do artigo 14, parágrafo 7º da Constituição Federal, que diz: ?São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por doação, do Presidente da República (...)?.

Os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski foram contra o voto relator e defenderam a candidatura de Cláudio Lula. Para eles, o cargo de presidente da República não interfere diretamente na eleição para vereador da cidade de São Paulo.

Cláudio Lula tem o registro negado desde a primeira instância, na Justiça Eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral, Cláudio Lula ainda tem algumas maneiras de reverter a situação. Ele pode entrar com recurso extraordinário no tribunal eleitoral ou pode entrar com um agravo de instrumento direto no Supremo Tribunal Federal.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: