Cidadeverde.com

Campanha de vacinação contra rubéola acaba hoje

Imprimir

Termina, nesta sexta-feira (19), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola. A mobilização, que teve início em 9 de agosto, terminaria em 12 de setembro, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde na tentativa de atingir a meta de imunizar 70 milhões de pessoas.

Até o fim do dia de quinta-feira (18), em um balanço preliminar, 82,32% da meta havia sido cumprida, o que corresponde a mais de 57 milhões de pessoas. Entre os homens, foco da campanha deste ano, 78,76% já foram vacinados. Já entre as mulheres, 85,83% foram imunizadas. Devem ser imunizados homens e mulheres de 20 a 39 anos.

De acordo com o que informou o Ministério da Saúde ao G1, o Governo federal não vai prorrogar a campanha, mas cada estado e município fica liberado para definir o encaminhamento da vacinação. Apesar do fim da campanha, a dose de imunização contra rubéola continua disponível nos postos de vacinação.
 
DOENÇA
Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dois anos, surtos de rubéola foram registrados de forma dispersa em todo o país. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas.
 
Vinte recém-nascidos foram diagnosticados com Síndrome da Rubéola Congênita (SCR), que causa cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras seqüelas.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, todos devem ser vacinados, independente do histórico de vacinação ou doença anterior. Para se vacinar, basta ir a um posto e levar o cartão e a carteira de identidade.

 


Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: