Cidadeverde.com

'Fragmentado', um filme sobre a complexidade humana e o sobrenatural

Imprimir

Altos e baixos acompanham a carreira do diretor indiano M. Night Shyamalan. Com menos de 30 anos, ele foi considerado gênio por O Sexto Sentido (1999), mas depois caiu em desgraça com produções como O Último Mestre do Ar (2010) e Depois da Terra (2013).

Em Fragmentado, Shyamalan volta a falar de seus temas preferidos, como o sobrenatural e a espiritualidade — no filme, James McAvoy representa Kevin, um homem com pelo menos 23 personalidades e que sequestra três adolescentes. Confira a conversa da GALILEU com o diretor.

O que inspirou essa história?

Sempre tive interesse no transtorno dissociativo de identidade. Criei o Kevin há 15 anos. Eu tinha algumas páginas de desenvolvimento do personagem e certas cenas, mas não a história completa.

O filme fala que se a alma está sofrendo, está evoluindo. Foi uma intenção provocar o espectador com esse conceito?

Nos meus filmes, os marginalizados, os que são considerados fracos, os que têm problemas são, na verdade, poderosos. Em Fragmentado, eles falam sobre essa filosofia de que quem não sofreu não teve chance de se tornar a melhor versão de si mesmo.

E você já se sentiu marginalizado?

Escrevo sobre personagens marginalizados e empoderadores, mas não sei, acho que preciso de terapia para responder a essa questão. Pode ter a ver com a experiência de ser imigrante nos Estados Unidos.

Você teve tanto grandes sucessos quanto filmes que foram criticados duramente. Ficou nervoso ao exibir Fragmentado pela primeira vez para o público?

Estou fazendo isso há algum tempo, então não fico confuso ou amargo. Muitas vezes, o filme simplesmente não é o que as pessoas esperavam. O importante é que eu esteja artisticamente satisfeito com o que fiz. Nesse caso [do filme Fragmentado], é algo diferente e único — se as pessoas não gostarem, tudo bem, porque representa meus valores. A popularidade não deveria fazer parte da equação, mas é claro que quero agradar.

Fonte: Revista Galileu 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais