Cidadeverde.com

Universitário rouba residência de amigos na zona Leste e diz que sofre de cleptomania

Imprimir
  • tv6.jpg Maria Romero/Cidadeverde.com
  • tv5.jpg Maria Romero/Cidadeverde.com
  • tv4.jpg Maria Romero/Cidadeverde.com
  • tv3.jpg Maria Romero/Cidadeverde.com
  • tv2.jpg Maria Romero/Cidadeverde.com

A Polícia Civil autuou nesta segunda-feira (3) um estudante universitário suspeito de roubar uma residência de amigos no bairro Gurupi, zona Leste de Teresina. O receptador do material foi preso em flagrante. O estudante universitário de iniciais A.F. do curso de Radiologia confessou ter invadido e furtado a residência e admitiu para a delegada que sofre de cleptomania (transtorno que leva o paciente a furtar coisas compulsivamente). 

As circunstâncias do crime chamaram atenção da polícia: o suspeito do furto é amigo das vítimas e afirmou sofrer de cleptomania.

A delegada Georgiane Karine, titular do 24º Distrito Policial, afirmou que as vítimas procuraram a polícia e relataram que a casa foi invadida sem arrombamento, indicando o uso de chaves da própria residência. 

Após investigação, a polícia chegou a um suspeito, o rapaz é amigo de filhos da proprietária da casa. 

“Quando foi ouvido, ele confessou e relatou como tudo aconteceu. Ele pegou um molho de chaves da residência, porque frequentava a casa, e voltou quando não havia ninguém em casa. Ele então pegou duas tvs de plasma, um notebook e algumas joias. Fizemos a prisão do receptador em flagrante com os televisores", informou a delegada. 

Após o furto, segundo depoimento do suspeito à polícia, ele disse ter chamado um táxi e ido imediatamente ao encontro de José Francisco. Ele ficou com as duas tvs e o notebook, mas este último ainda não foi recuperado. Ele vendeu os objetos por R$ 500 e, com o dinheiro, comprou um smartphone, que está apreendido. 

"Ele disse ainda que vendeu as joias por R$ 70, que ainda não foram recuperadas. Apreendemos as tvs, o celular dele e os dois celulares do receptador", afirmou a delegada. 

O suspeito de receptação já tem passagem pelo mesmo crime e ficará preso. Já o universitário responderá em liberdade, porque embora tenha confessado, não foi preso em flagrante. 

Quanto à afirmação de que sofre de cleptomania, a delegada informou que o rapaz precisará passar por perícia médica para que a afirmação seja comprovada. Se o laudo constatar o transtorno, ele poderá ter um atenuante. 

"Ele não deixará de responder ao inquérito, mas em juízo o laudo poderá servir como atenuante", finalizou. 

Cleptomania

A cleptomania é considerada um transtorno incapacitante pertencente ao grupo de transtornos de controle dos impulsos. Ela caracteriza-se, segundo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, pelo furto repetitivo e incontrolável de itens que são de pequena utilidade para a pessoa acometida. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais