Cidadeverde.com

Heráclito Fortes se opõe ao voto fechado na reforma política

Imprimir

O presidente da Câmara Rodrigo Maia, informou, nesta terça-feira (4), que pretende discutir e votar a reforma política ainda neste semestre. Para o deputado Heráclito Fortes (PSB), este é um tema eminente e necessário e não pode mais ser adiado. Heráclito destacou, especialmente, a questão do voto em lista fechado, ao qual se opõe, ressaltando que o modelo não resolverá as questões políticas do país.

“O voto em lista será instrumento de uso do caciquismo político no Brasil, dos que são donos do partido, dos que controlam com mão de ferro, principalmente, as cotas do fundo partidário”, disse, ressaltando que não é o fato deste modelo dar certo em outros países que ele funcionará no Brasil.  “Estamos vivendo um amadurecimento democrático que vem desde a redemocratização, e precisamos analisar com cuidado essa questão da reforma”, disse.

Em seu pronunciamento, Heráclito Fortes defendeu o direito do eleitor de saber em quem está votando. “O voto é uma escolha soberana do povo brasileiro através da proporcionalidade justa em que se elege os mais votados. Não ao voto no escuro, não ao voto fechado, não ao voto comandado pelos caciques partidários”, finalizou Heráclito.

O Voto em lista fechada está em análise no Congresso Nacional e por esta medida, o eleitor não vota diretamente no seu deputado, mas sim no partido, que seleciona seus eleitos. O presidente Rodrigo Maia já adiantou que pretende instalar, ainda na próxima semana, a comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição aprovada no Senado (PEC 282/16) que acaba com as coligações nas eleições proporcionais e estabelece uma cláusula de desempenho partidário.

Dessa maneira, dois colegiados vão analisar o assunto: a Comissão da Reforma Política, já em andamento na Câmara, e a comissão especial que analisará a reforma sugerida pelos senadores.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais