Cidadeverde.com
Geral

Arquivo Público não possui sistema contra roubo e incêndio

Imprimir

Os 250 anos de História do Piauí correm risco de serem perdidos no atual prédio do Arquivo Público Estadual que funciona no Centro de Teresina. O atual prédio não possui sistema de segurança contra furtos e contra incêndio.

O governo do Estado empenhou uma verba de R$ 400 mil para a reforma e digitalização dos documentos. A verba já foi liberada, mas aguarda um projeto para aplicação correta dos recursos.
 

 
Deverá ser refeita a parte elétrica do prédio, implantar sistema de segurança e incêndio, revisão técnica dos documentos (que já está sendo feita pelos servidores) e somente após essa etapa é que poderá ser feita digitalização dos documentos, pois será necessário um laboratório.
 

Segundo Síria Borges, diretora do Arquivo Público, dentro do projeto tem a vinda de dois técnicos do Arquivo Público Nacional, que irão ensinar o manuseio dos documentos no laboratório.

Dentro desse processo de modernização do Arquivo Público, desde o último dia 17 de setembro, foram instituídas normas de manuseio dos documentos, como por exemplo, a utilização de luvas e máscaras pelos funcionários para colaborar com a preservação do material.
 

Dentre as normas o arquivo público não pode entrar nas salas com bolsas, canetas e máquinas fotográficas com flash.


Flash de Záira Amorim (direto do Arquivo Público)
Redação de Caroline Oliveira
[email protected]

Tags:
Imprimir