Cidadeverde.com

Teresina recebe pela 1ª vez festival internacional de divulgação científica

Imprimir

Você chega para um happy hour com os amigos num bar da cidade e se depara com vários cientistas falando sobre temas curiosos da atualidade e sobre como eles impactam sua vida. Cenário pouco provável? Não para quem vai participar do Pint of Science Brasil, um festival internacional de divulgação científica que este ano será realizado pela primeira vez em Teresina, nos dias 15, 16 e 17 de maio.

Durante as três noites do festival, a população de Teresina poderá participar de seis debates que acontecerão em dois locais: bar e restaurante Seu Zé e Fazendaria Premium. A cada noite, dois temas atuais serão discutidos e os assuntos escolhidos para esse ano são: Medicina e Tecnologia de Impressão em 3D, Produção de Alimentos, Empoderamento Social, Aplicação de Biopolímeros e a Relação entre Universidades e Empresas. 

O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar. “Alguns dos nossos palestrantes são cientistas com reconhecimento internacional. É necessário que reconheçamos um pouco do que fazem em favor da sociedade”, destacou o coordenador local do evento, Prof. Francisco Soares.

É como se fosse um grande festival de música, em que os artistas se apresentam simultaneamente em vários palcos a cada noite. Só que, nesse caso, os artistas são os pesquisadores e demais participantes convidados para conversar com o público. A iniciativa, que é formada por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em mais de 100 municípios espalhados por outros dez países: Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha, França, Japão e Tailândia. No Brasil, 22 cidades sediarão o Pint.
 
Como tudo começou 

A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Em Teresina, o Pint será realizado pela Superintendência de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e conta com o apoio do colégio ProCampus, Instituto Dom Barreto, Sinte-PI, CMEIE, Art Final Gráfica e Cervejaria Itaipava. Já em âmbito nacional, o festival é apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, pela Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades; e o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos.
 
Programação Pint of Science Teresina
 
Segunda-feira, 15/05, às 19h30 horas
Palestra: Aplicações clínicas da Impressão 3D da medicina: hoje e amanhã!
Palestrante: Dr. Bruno Aragão Rocha (3DUX Medical Solutions / Hospital Sírio-Libanês)
Onde: Bar e Restaurante Seu Zé (Av. N.Sra. de Fátima, 1407, Bairro de Fátima, Teresina (PI). Tel.: 86 3234-1251)
 
Palestra: Academia, Ciência e Mercado: por que não?
Palestrante: Dr. Ney Paranaguá de Carvalho (IFPI / Infoway / Uniplan)
Onde: Fazendaria Premium (Av. Dom Severino, 1730, Bairro de Fátima, Teresina (PI). Tel.: 86 3233-4345)

Terça-feira, 16/05, às 19h30 horas
Palestra: O que a ciência tem feito para matar a fome no mundo?
Palestrante: Dr. Luiz Carlos Guilherme (EMBRAPA Meio Norte)
Onde: Bar e Restaurante Seu Zé (Av. N.Sra. de Fátima, 1407, Bairro de Fátima, Teresina (PI). Tel.: 86 3234-1251)

Palestra: "Diga meu bem!: a epopeia de camelô a empreendedor"
Palestrante: Dra. Naiara de Moraes e Silva (UESPI / ESA-PI / OAB)
Onde: Fazendaria Premium (Av. Dom Severino, 1730, Bairro de Fátima, Teresina (PI). Tel.: 86 3233-4345)

Quarta-feira, 17/05, às 19h30
Palestra: Aplicabilidade de biopolímeros com enfoque na área da saúde
Palestrante: Dra. Eliana Campelo Lago ((UEMA / Uninovafapi / Facid Devry)
Onde: Bar e Restaurante Seu Zé (Av. N.Sra. de Fátima, 1407, Bairro de Fátima, Teresina (PI). Tel.: 86 3234-1251)

Palestra: Impressão 3D e realidade virtual: uma nova era no planejamento cirúrgico?
Palestrante: Dr. Aurus Dourado Menezes (Aurus Dourado Urologia)
Onde: Fazendaria Premium (Av. Dom Severino, 1730, Bairro de Fátima, Teresina (PI). Tel.: 86 3233-4345)


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais