Cidadeverde.com

Projeto 'Padrinho Afetivo' tira crianças de abrigo na Semana Santa

Imprimir
  • abrigo9.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo7.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo6.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • abrigo1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

O Lar da Criança Maria João de Deus desde 2004 desenvolve o projeto 'Padrinho Afetivo'. A iniciativa tem como finalidade proporcionar momento de afetividade e harmonia às 36 crianças abrigadas na instituição. 

A diretora do Lar Maria João de Deus, Socorro Solano, explica que os interessados em participar do projeto se inscrevem e passam por uma espécie de triagem. 

"Os interessados devem ter 18 anos ou mais. Eles passam por avaliação psicológica, entrevistas com assistente social e visitas em seus domicílios", conta a diretora. 

Se aprovados, os padrinhos escolhem as crianças que desejam apadrinhar e levam elas para passar feriados ou fins de semana em suas casas. 

Neste feriadão da Semana Santa 18 crianças foram levadas da instituição por seus padrinhos. 

"Saíram na quarta e retornam no domingo. Este projeto é importante porque as crianças apadrinhadas percebem que há um convívio familiar tranquilo, amoroso e harmônico, diferente dos que elas vieram", disse a diretora. 
 
O feriado onde mais crianças são apadrinhas afetivamente é o Natal. A diretora conta que não há um perfil dos padrinhos. 

"São pessoas de diversas idades, nem sempre é casal", completa Socorro Solano. A diretora ressalta que a finalidade do projeto não é a adoção. 

"Já houve casos em que padrinhos se tornam pais, mas, definitivamente, esta não é a intenção do projeto", destaca a diretora. 

A maioria das crianças apadrinhadas tem faixa etária entre 4 e 10 anos. As crianças com deficiências [no abrigo moram 11] são apadrinhadas com menor incidência. 

"Acho que por conta do cuidado ser maior, as crianças especiais têm dificuldade de apadrinhamento", acredita Socorro.

Leia mais: Sarah Menezes 'adota' crianças de abrigo durante Semana Santa

O Lar Maria João de Deus abriga crianças abandonadas pelos pais ou vítimas de maus tratos e abusos. 

Atualmente, a instituição não passa por dificuldades financeiras, mas a diretora aceita doação de fraldas e materiais de higiene pessoal. 

"Sempre precisamos de fraldas, principalmente, por conta das crianças especiais que necessitam de troca constantemente", finaliza a diretora. 

Para ajudar o Lar Maria João de Deus as doações podem ser levadas na a instituição localizada na Rua Empresária Gisa S\N, bairro Vila Operária.

Izabella Pimentel 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais