Cidadeverde.com

Atraso logístico deixa postos sem vacina contra gripe nesta terça

Imprimir

Os postos de saúde dos bairros São João e Monte Castelo estão sem a vacina contra a gripe, o que provocou reclamações da população nesta terça-feira (18). A campanha de vacinação começou ontem e já provocou movimentação intensa nos postos da capital.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, explica que a distribuição depende de uma logística cuidadosa para preservação da qualidade da vacina. Segundo ela, os feriados e falhas no fornecimento de energia de Teresina provocaram o recolhimento de alguns lotes da vacina para que fossem armazenados na rede de frios, ocasionando o atraso logístico.

"Ontem, segunda-feira, nós tivemos que abastecer de vacina 104 locais diferentes no município de Teresina. Não é possível executar essa logística toda num espaço de tempo muito curto. Além disso, a distribuição da vacina tem que seguir rigorosos critérios técnicos", detalhou a médica.

Para o transporte da vacina até a unidade são  necessários carros fechados e um técnico de enfermagem além do motorista, para que a fundação tenha certeza que a vacina destinada a uma unidade básica chegue ao local "Estamos fazendo um roteiro pára abastecer as unidades básicas. Então nós esperamos concluir todas essas unidades de vacina até amanhã pela manhã [quarta-feira(19)]", completou.

Amariles acrescenta que a campanha de vacinação vai até o final de mês de março e que há vacinas suficientes para vacinar o público prioritário de aproximadamente 178 mil pessoas. "Nós temos que fazer isso com todo o cuidado para que a população de Teresina que seja vacinada tenha 100% do benefício que a vacina tem que proporcionar. Dinheiro público e vacina é coisa muito séria", concluiu.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais