Cidadeverde.com

Construção de Planos da Prefeitura terá participação popular por aplicativo

Imprimir

O secretário municipal de Administração, Washington Bonfim, explicou que as ações da Prefeitura estão sendo repensadas e avaliadas a todo momento e que existem ações que garantem que essas discussões levam a alguma evolução quanto ao desenvolvimento da cidade. 

É o caso do Fórum Teresina Participativa, que acontece dos dias 26 a 28 de abril, um tipo de ponta-pé inicial para as discussões da revisão e atualização do Plano Diretor Urbano e o ordenamento territorial urbano da elaboração do Plano Plurianual Urbano 2018-2021.

De acordo com o secretário, após os debates presenciais será aberta de uma consulta pública por meio do aplicativo Colab e nesse momento a população poderá responder a um questionário interativo em que pode dar sugestões para o Planos.

Washington explica qual o sentido de cada um desses planos. “No caso do orçamento popular, são ações muito objetivas, nos dois são mais instrumentos de planejamento, então você tem no Plano Diretor um espaço maior para discussão, inclusive mais de fundo, conceitual, quanto  as prioridades para a cidade ao longo dos anos. [...] No PPA, tem a perspectiva para os próximos quatro anos, é uma discussão de planejamento propriamente dita, enquanto o orçamento popular é uma discussão de aplicação de recursos pontuais. E o PPA orienta a destinação de recursos que depois vai para o orçamento popular ”, esclareceu.

A participação da população terá valor dentro dos critérios técnicos que a Prefeitura terá para elaborar esse planejamento e ainda de acordo com o secretário, haverá reuniões com lideranças de todas as zonas da cidade, com acadêmicos de faculdades de arquitetura e urbanismo. “Para que a gente possa colher o maior quantitativo possível de propostas da população. Teremos o maior número de reuniões possível nas comunidades, para impulsionar a criação dessas ideias e propostas”, complementou. 


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais